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ENTENDA DECISÃO

Governo Lula toma decisão e preços de carros populares vão cair no Brasil

Nova medida promete reaquecer indústria automotiva

Por Luiz Almeida

28/06/2025 - 15:30 h
Preço de carro popular deve voltar a cair
Preço de carro popular deve voltar a cair -

A tão falada “volta do carro popular” está finalmente mais perto de se concretizar. O governo federal deve anunciar já na próxima semana dois programas que prometem movimentar o mercado automotivo e, principalmente, derrubar os preços dos modelos mais baratos do país.

Entre as iniciativas está o “Programa Carro Sustentável”, que deve reduzir ou até zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos nacionais com motor 1.0 aspirado, potência máxima de 90 cv, boa eficiência energética e baixo nível de emissão de poluentes.

A informação foi antecipada pela jornalista Marli Olmos, do Valor Econômico.

Quem ganha com isso?

A lista dos modelos que devem ser beneficiados inclui os queridinhos das ruas brasileiras, como:

  • Fiat: Mobi, Argo e Cronos
  • Volkswagen: Polo e o novo Tera
  • Chevrolet: Onix e Onix Plus
  • Renault: Kwid
  • Peugeot: 208
  • Citroën: C3 e o recém-anunciado Basalt
  • Hyundai: HB20 e HB20S

Ou seja, o impacto pode ser direto no bolso do consumidor que busca um carro popular, dando um fôlego em meio aos altos juros e ao crédito restrito.

E os elétricos?

Surpreendentemente, mesmo com o foco ambiental do programa, os carros 100% elétricos ficaram de fora. Isso significa que modelos como o Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990) e o BYD Dolphin Mini (em torno de R$ 122 mil) continuam pagando os mesmos tributos, mesmo sem emitir poluentes.

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Também não entram na conta os veículos com motor turbo, potência acima de 90 cv, modelos importados ou aqueles que não atendem aos requisitos de reciclabilidade e eficiência.

Como o governo pretende equilibrar as contas?

A aposta do Planalto é que a queda no IPI seja compensada pelo aumento do volume de vendas — o que também impulsionaria a produção nacional.

Além disso, o governo avalia se o desconto será obrigatoriamente repassado ao consumidor ou se poderá ficar nas mãos de montadoras e locadoras, que hoje respondem por mais de 90% das compras de modelos como Mobi e Kwid.

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