ECONOMIA
Prefeitura de Salvador prorroga prazo para pagamento do ISS
Não pagamento do imposto acarreta em multas e juros
Por Redação

O prazo para o pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) foi prorrogado nesta quinta-feira, 20. O vencimento mudou de 5 para 10 de março, após o Carnaval, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).
O não cumprimento do prazo ou a inadimplência por parte das empresas podem acarretar multas, juros e outras penalidades.
Leia Também:
O ISS é um tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços e o valor arrecadado financia melhorias em infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e outras áreas.
Os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) podem ser emitidos por meio deste site. O pagamento pode ser feito na ferramenta Pague Fácil, disponível no site da secretaria, agências bancárias credenciadas, terminais de autoatendimento e internet banking.
IPTU Verde cresce
A prefeitura de Salvador continua a registrar um aumento significativo de adesões ao programa IPTU Verde. Em 2025, esse crescimento se manteve, com o número de beneficiados mais do que dobrando em comparação a 2024.
De acordo com o estudo da Sefaz, o número de beneficiados saltou de 2.252 para 5.515 entre 2024 e 2025, representando um aumento de 145%. Esse crescimento se torna ainda mais notável quando comparado a 2022, quando apenas 373 benefícios foram concedidos (1.378%).
Para a titular da Sefaz, Giovanna Victer, o aumento é fruto da conscientização da população em relação às questões ambientais, além das melhorias implementadas no programa.
“Os contribuintes têm demonstrado um interesse crescente pelo IPTU Verde, refletido de maneira impressionante no aumento de 1.378% na adesão ao programa nos últimos três anos. Esse crescimento notável é um claro indicativo da conscientização da população, assim como do compromisso da Prefeitura com práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente”, afirmou a titular da Sefaz.
Em 2022, foram introduzidos 39 novos requisitos e ampliados os critérios avaliados no processo de certificação, que passou de 631 para 1.020. Desde então, as práticas sustentáveis incluem, por exemplo, a manutenção de árvores em terrenos de construção, a criação de áreas de compostagem e a implementação de biovaletas e jardins de chuva com vegetação, entre outras. Além disso, o prazo de renovação do benefício foi ampliado para cinco anos, garantindo maior estabilidade e incentivo à sustentabilidade.
O IPTU Verde oferece descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) por meio de três categorias: ouro (10% de desconto), prata (7%) e bronze (5%). O benefício é concedido com base na pontuação obtida no projeto apresentado, que abrange mais de 70 práticas sustentáveis.
Os interessados em participar do programa devem visitar o site para obter informações detalhadas sobre as regras, a relação de documentos necessários e os critérios de pontuação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes