Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes

‘Redação Nota 1000 Bahia’ incentiva escrita crítica e prepara alunos da rede estadual para o Enem 2025

Redação

Por Redação

09/07/2025 - 15:04 h
Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes
Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes -

O concurso 'Redação Nota 1000 Bahia', iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), irá selecionar e premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente, matriculados nas escolas estaduais. O edital foi publicado nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial.

Leia Também:

A ação contempla estudantes regularmente matriculados nas unidades públicas jurisdicionadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), incluindo os que integram as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas, Educação Escolar Indígena e Educação Profissional e Tecnológica.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O concurso tem como foco o estímulo à leitura e à escrita como ferramentas de formação crítica e cidadã, bem como visa contribuir com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado de 3 a 5 de dezembro, em Salvador. O resultado final do concurso estará disponível no site oficial da SEC (www.educacao.ba.gov.br).

Aplicação e critérios

A competição será dividida em cinco ciclos, com temas diferentes a cada mês, de julho a novembro. As redações deverão ser feitas em sala de aula, em horário definido pela unidade escolar e sob supervisão de professor indicado.

Os textos devem ser manuscritos, com letra legível, em formulário padrão disponibilizado pela SEC. Cada produção deve ter entre 20 e 30 linhas, ser individual, inédita e original; obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo; e abordar o tema correspondente ao ciclo. As correções das redações serão liberadas ao final de cada etapa, com critérios unificados e adaptações para as modalidades específicas. Cada redação poderá alcançar até 1.000 pontos.

Serão premiados os três melhores textos de cada ciclo. Os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão um notebook e um certificado de reconhecimento emitido pela Secretaria da Educação. Cada participante poderá ser premiado em apenas um ciclo. Caso tenha mais de uma redação selecionada, será considerada a que obtiver a maior nota.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia diário oficial Enem estudantes premiação SEC Bahia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes
Play

Vereador destaca impacto do Concurso Jovem Jornalista na educação baiana

Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes
Play

Conselheiro do TCE parabeniza e propõe homenagem ao Grupo A TARDE

Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes
Play

Expectativa e tensão: pais fazem vigília à espera de filhos em prova do Enem

Bahia lança concurso de redação com premiação para estudantes
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

x