BAHIA
Bahia tem mais de 21 mil estudantes aptos ao Pé-de-Meia Licenciaturas
Participantes com 650 pontos no Enem ou mais já podem se inscrever para uma das 12 mil bolsas ofertadas pelo MEC em todo o Brasil
Por Redação
O estado baiano tem 21.706 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que alcançaram um resultado igual ou superior a 650 pontos e estão aptos ao Pé-de-Meia Licenciaturas - um apoio financeiro para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão das licenciaturas para estudantes com alto desempenho no Enem.
Os interessados já podem concorrer a uma das 12 mil bolsas disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para todo o Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o processo seletivo foram abertas nesta sexta-feira, 17, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As instituições públicas de ensino superior da Bahia têm 22.889 vagas nesta edição do Sisu, 6.610 delas estão em 211 cursos de licenciatura distribuídos em 10 instituições participantes do programa no estado.
Leia mais:
>> Novo Pé-de-Meia de R$ 1.050: saiba como participar
>> Sisu: inscrições abertas para seleção de 2025
>> Inscrições para o Prouni ganham dados de início; confira
“Queremos apoiar o estudante que tem perfil e que deseja ser professor para que possa ingressar nas licenciaturas de nossas universidades. Vamos oferecer as bolsas que já vão valer agora para o Sisu. O que for remanescente vai para o Prouni [Programa Universidade para Todos] e o que sobrar vai para o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil]”, explicou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo ele, as Licenciaturas Pé-de-Meia têm como foco atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem na licenciatura e permanecerem.
“Também é um estímulo que queremos dar para essa etapa. O pagamento será feito pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e nós já queremos depositar a primeira parcela em abril”, informou.
O Pé-de-Meia Licenciaturas faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo Governo Federal na última terça-feira, 14 de janeiro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes