Educação profissional na rede pública é debatida em seminário | A TARDE
Atarde > Educação

Educação profissional na rede pública é debatida em seminário

Publicado terça-feira, 17 de janeiro de 2017 às 21:57 h | Autor: Franco Adailton
ncontro de dois dias com educadores busca debater o desafio da qualificação profissional de alunos no estado
ncontro de dois dias com educadores busca debater o desafio da qualificação profissional de alunos no estado -

Cerca de 108 mil vagas em cursos de capacitação técnica serão disponibilizadas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em 2017, para estudantes da rede pública na Bahia. Nesta terça-feira, 17, a pasta iniciou um encontro de dois dias com educadores para debater a qualificação profissional no estado.

O I Seminário do Fórum Baiano da Educação Profissional foi aberto pelo titular da SEC, Walter Pinheiro, acompanhado do secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel Gomes Neto, do reitor do Instituto Federal Baiano, Geovane Nascimento, e do diretor do Sebrae/BA, Lauro Ramos.

O encontro teve ainda a participação de profissionais de diversas âmbitos da educação, entre professores, gestores, representantes dos institutos tecnológicos, de universidades, além de outras instituições convidadas pela SEC.

Crescimento

O número de vagas para a educação profissional aumentou em relação ao ano passado, quando foram ofertados 76 mil postos na Bahia. A expansão ocorreu devido à criação de 33 centros territoriais e 38 estaduais em todo o estado.

De acordo com o secretário, o seminário faz parte do planejamento de setores da pasta para discutir as reformulações para o ano. “Passam pelo debate sobre como podemos interligar os ensinos fundamental e médio com a educação profissional”, explicou.

Ainda segundo Pinheiro, o encontro abordará mudanças tanto físicas quanto pedagógicas nos espaços das escolas.

“Com a utilização de novos aspectos, como a mudança no comportamento de alunos e professores, alterações físicas. Enfim, no chamado espírito da escola”, continuou.

O secretário calcula que a reformulação requer um nível de investimento alto, mas possível, com base na economia de cerca de R$ 162 milhões que a SEC fez em cinco meses. “De agosto a dezembro, fizemos um reordenamento para reduzir as despesas”, disse.

Esse montante, prossegue Pinheiro, deverá ser revertido na melhoria estrutural das escolas, em salas de aula, nos laboratórios, na pedagogia.

“Com a economia, que não deixou de ser aplicada, mas melhor direcionada, vamos pode viabilizar esses projetos”, concluiu.

Publicações relacionadas