Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade

A unidade quilombola José de Aragão Bulcão conquistou o 1º lugar na premiação internacional com projeto focado em ancestralidade

Redação

Por Redação

30/12/2025 - 10:39 h
Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade
Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade -

A Escola Quilombola José de Aragão Bulcão, localizada no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, conquistou o 1º lugar no prêmio “Meu Pátio é o Mundo”, iniciativa realizada em parceria com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e a Fundação Arcor Brasil.

Leia Também:

A premiação reconhece boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável desenvolvidas por instituições voltadas ao cuidado e à educação da primeira infância em países da América do Sul, como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A unidade escolar foi premiada com o projeto “O Quintal do Meu Quilombo”, que valoriza a sustentabilidade, a ancestralidade e os saberes tradicionais da comunidade quilombola do Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde. A proposta destaca o conhecimento transmitido pelos mais velhos, como o uso de chás e práticas baseadas na circularidade, tendo como fundamento os valores civilizatórios africanos e a continuidade entre gerações.

De acordo com a coordenadora pedagógica e idealizadora do projeto, Veronice Francisca, a iniciativa fortalece os vínculos entre passado, presente e futuro da comunidade.

“O projeto valoriza a sustentabilidade, a ancestralidade e a circularidade, fortalecendo os vínculos entre passado, presente e futuro da comunidade”, afirmou.

Na primeira etapa da premiação, o projeto concorreu com iniciativas de diversos estados brasileiros, chegando à final entre os dez selecionados e sendo o único representante da Bahia.

Para Veronice Francisca, a conquista é resultado do esforço coletivo da escola, das crianças, das famílias e de toda a comunidade quilombola, que participaram ativamente da construção da proposta pedagógica.

A premiação foi dedicada a Dona Jandira, uma das mais velhas da comunidade quilombola do Monte Recôncavo, reconhecida por sua contribuição, experiência e sabedoria, fundamentais para dar “corpo e alma” ao projeto, fortalecendo o diálogo entre tradição, educação e sustentabilidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ancestralidade comunidade quilombola desenvolvimento sustentável Educação Quilombola Práticas Educativas São Francisco do Conde sustentabilidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade
Play

Vereador destaca impacto do Concurso Jovem Jornalista na educação baiana

Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade
Play

Conselheiro do TCE parabeniza e propõe homenagem ao Grupo A TARDE

Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade
Play

Expectativa e tensão: pais fazem vigília à espera de filhos em prova do Enem

Escola de São Francisco do Conde vence prêmio de sustentabilidade
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

x