Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Estudantes baianos participam de competição da Nasa

A disputa será realizada no Centro Espacial e de Foguetes nos EUA

Redação
Por Redação
Estudantes baianos participam de competição da Nasa
Estudantes baianos participam de competição da Nasa - Foto: Divulgação/Michell Thompson

Estudantes dos cursos técnicos em Mecatrônica e Eletromecânica do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Região Metropolitana de Salvador, localizado em Camaçari, vão representar a Bahia e a Região Nordeste no Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC), uma das principais competições de engenharia da Agência Espacial Americana. A viagem está prevista para esta sexta-feira, 4.

Leia Também:

OPORTUNIDADE

Concurso Censo Estudantil oferece mais de 3,1 mil vagas
Concurso Censo Estudantil oferece mais de 3,1 mil vagas imagem

BAHIA

Saiba se os professores aposentados do Estado devem receber aumento
Saiba se os professores aposentados do Estado devem receber aumento imagem

ABRIL AZUL

A TARDE Educação promove campanha para fortalecer inclusão de pessoas com autismo
A TARDE Educação promove campanha para fortalecer inclusão de pessoas com autismo imagem

A disputa, realizada no Centro Espacial e de Foguetes, em Huntsville, no Estado do Alabama, Estados Unidos, desafia equipes de todo o mundo a projetar, construir e operar veículos (rovers) de exploração espacial, enfrentando terrenos complexos semelhantes aos da Lua e de Marte.

Tudo sobre Educação em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O projeto, proposto na Bahia pela educadora social e servidora pública estadual Aliane Grei, é executado pela União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), com a colaboração de diferentes instituições parceiras, incluindo o Cetep.

Esta é a primeira vez que uma equipe da Região Nordeste é selecionada para a competição. Os estudantes vão competir na modalidade Remote Controlled (RC), utilizando um veículo projetado por eles. Após a competição, seguirão, entre os dias 15 e 19 de abril, para uma imersão acadêmica na Universidade de Maryland, onde terão contato com laboratórios de Tecnologia, Engenharia e Sustentabilidade.

A equipe, intitulada “Expedição Bahia Nasa 2025”, é composta por 11 estudantes, sendo nove do Cetep e dois de escolas privadas. A equipe da rede estadual de ensino é formada por Ana Luiza Santana, Dara Santos, Débora Lima, Felipe Silva, Gabriel da Cunha, Gustavo Santos, Leandro Moraes, Lyriel Santana e Murilo Bastos.

Gabriel, 17 anos, do curso técnico em Mecatrônica, já está na expectativa para a competição. “Ter uma experiência como esta, fora do Brasil, é algo incrível e eu estou muito ansioso para vivenciar. Este projeto será um divisor de águas para todos os indivíduos inseridos nele”, disse.

Segundo o professor do Cetep, Michell Thompson, para participar da competição, o projeto foi submetido no Site na Nasa e, logo depois, a equipe passou por duas seleções prévias.

“Na última seleção, os engenheiros da Nasa viram a capacidade técnica dos estudantes de entregar, realmente, o protótipo e fomos selecionados para a etapa final de apresentação. Esta é uma oportunidade fantástica para os nossos alunos, mostrando que em nossas escolas técnicas estaduais da Bahia saem projetos e profissionais capacitados para diversas esferas do saber”, salientou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Competição Educação estados unidos estudantes nasa SEC Bahia

Relacionadas

Mais lidas