Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Lençóis promove encontro sobre neurodivergência na infância

Evento tem como objetivo apresentar o novo programa municipal que será implementado na cidade

Redação

Por Redação

03/07/2025 - 12:08 h
Encontro com os professores
Encontro com os professores -

A Prefeitura Municipal de Lençóis, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta sexta-feira, 4, e no sábado, 5, um encontro vivencial voltado à conscientização sobre neurodivergências na infância. Com foco no rastreamento precoce de condições como autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia, paralisia cerebral e altas habilidades, o evento é destinado principalmente a pais e responsáveis por crianças da rede municipal de ensino.

Leia Também:

Segundo a secretária de Educação de Lençóis, Liz Bethânia Lima, o evento tem como objetivo apresentar o novo programa municipal de identificação, avaliação e tratamento, que será implementado na cidade.

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Os pais são peças fundamentais no processo de desenvolvimento infantil e, portanto, precisam estar bem informados sobre os sinais de neurodivergência e sobre os recursos que estarão disponíveis. O encontro foi pensado para criar um espaço de diálogo, acolhimento e conscientização, fortalecendo a parceria entre família e escola na jornada de desenvolvimento das crianças”, afirma a secretária.

O evento acontecerá em duas localidades: no dia 4 de julho, em Lençóis, e no dia 5, em Tanquinho. A programação inclui apresentação institucional do programa, palestra interativa, espaços para perguntas, orientações sobre triagem nas escolas, explicações sobre o mapeamento cerebral (QEEG) e demonstração dos benefícios da REAC Terapia.

Leia Também:

A mediação será feita pelo neuropsicólogo, Braulino Peixoto, especialista em neuromodulação integrativa e coordenador técnico do programa, com o apoio de profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, neurologia funcional e educação especial.

Para Liz Bethânia, o encontro representa um canal direto de escuta, informação e cooperação entre as famílias e as escolas. “Ao envolver os pais desde o início do programa, fortalece-se o vínculo de confiança, amplia-se a rede de apoio à criança e promove-se uma atuação conjunta e eficaz para o bem-estar e desenvolvimento de todos os estudantes”.

A secretária também ressalta que a expectativa é de forte adesão e impacto positivo nas comunidades escolares. “Os organizadores esperam que o encontro gere conscientização, engajamento e esperança, ao mostrar que é possível, sim, transformar trajetórias de vida por meio de identificação precoce, acolhimento e intervenção com base na ciência e na tecnologia”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

chapada diamantina ensino estudantes FORMAÇÃO Lençóis Neurodivergências na infância Secretaria de Educação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Encontro com os professores
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

Encontro com os professores
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

Encontro com os professores
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

Encontro com os professores
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

x