BRASÍLIA
MEC elogia parceria com o Governo da Bahia na expansão do IFBA
Em coletiva de imprensa, o secretário de EPT do MEC, Marcelo Bregagnoli, elogiou que a Bahia tem conseguido criar uma “sinergia necessária"

A Bahia tem se destacado como referência nacional em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente pelo fortalecimento dos Institutos Federais (IFs) e pela articulação com a rede estadual de ensino. Em coletiva de imprensa na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, nesta quarta-feira, 8, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, elogiou que a Bahia tem conseguido criar uma “sinergia necessária" diferente de outros estados, em que nem a parceria é fácil.
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“Quando você tem um direcionamento que caminha para o benefício da população, quando há a escolha de uma modalidade com algo que vai fazer diferença realmente para a sociedade, isso facilita muito. E isso nós temos na Bahia. Nós temos o Instituto Federal da Bahia, que tem uma relação muito boa”, disse.

Segundo ele, a parceria entre o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o governo estadual tem sido fundamental em áreas como a formação de professores.
“A Bahia, por exemplo, trabalha muito forte com a rede estadual na questão de formação de formadores, de professores, que levam muito essa referência qualitativa. E o Instituto Federal da Bahia também é uma das nossas referências na expansão”, afirmou Bregagnoli.
Formação de professores e novos campi
Em referência ao Instituto Federal Baiano (IF Baiano), o secretário destacou que novas unidades estão sendo erguidas nos municípios de Remanso, Ruy Barbosa, Ribeira do Pombal e Santo Estêvão, com inaugurações previstas entre março e abril de 2026. Somente na Bahia, a pasta investiu R$ 109 milhões para ampliar a oferta de cursos, melhorar a infraestrutura e fortalecer a formação de profissionais nas redes federal e estadual.
“E isso é graças à articulação com o estado que é muito próxima. Em algumas situações, uma boa relação de, olha: ‘está aqui o terreno, a gente consegue liberar de pronto o recurso e a obra’. O Instituto Federal Baiano, por exemplo, vai ter as quatro unidades sendo inauguradas entre março e abril, dado essa boa relação com o estado”.
Além disso, o governo federal instituiu a Política Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e criou o Juros por Educação, iniciativa que tem como meta a criação de 3 milhões de vagas em cursos técnicos nos próximos dez anos.
Bahia marca presença na 5ª Semana Nacional da EPT

A coletiva de imprensa também marcou o início da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que acontece no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (Arena BRB). A Bahia participa com oito projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual, entre os 400 projetos, 63 instituições e 1.434 expositores de todo o país.
As propostas abrangem temas como robótica, gastronomia, foguetes, jogos e exposições interativas, inteligência artificial, aplicativos, tecnologias inclusivas e sustentabilidade.
Neste ano, a SNEPT tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança” e ocorre até quinta-feira, 9, de forma integrada ao Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Projetos baianos em destaque
Pavsolo (CETEP Vitória da Conquista)

- Estudantes do curso de edificações: Lívia Rocha e Tainá Dias;
- Professor-orientador: Briam Christian Sales;
- Objetivo: intervir dois problemas ambientais - a extração de recursos naturais excessivo e a poluição plástica.
Bioplástico a partir do amido de milho e da casca de banana (CETEP do Extremo Sul - Teixeira de Freitas)

- Estudantes de química: Enzo Pereira, Alice Nunes;
- Professora-orientadora: Francielle Soares;
- Objetivo: substituir o plástico comum por alternativa sustentável feita com casca de banana e mesocarpo do maracujá.
BioPalma (CETEP de Araci)

- Estudantes de segurança do trabalho: Isabelle Pedreira e Ingryd Ayalla;
- Professora-orientadora: Pachiele Cabral;
- Objetivo: desenvolver um biocurativo com extrato da palma forrageira, natural e sustentável, que auxilia na cicatrização e reduz impactos ambientais.
Fome Zero para os Doguinhos de Rua (CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação - Lauro de Freitas)

- Estudantes de manutenção: Elyabe Sena e Maria de Fátima;
- Professora-orientadora: Fernanda Rosa;
- Objetivo: minimizar a fome de cães em situação de rua por meio de um comedouro automatizado com sensores de peso e tempo.
Cotransformação (CETEP de Medeiros Neto)

- Estudantes de agropecuária: Davi Ribeiro e Leticia Rigo;
- Professora-orientadora: Norma de Luma;
- Objetivo: promover sustentabilidade substituindo tubetes de plástico por tubetes feitos de bagaço de cana-de-açúcar.
AgroHidro (CEEP de Arataca)

- Estudantes do curso técnico de informática: Cassiane Souza e Daniel Santos;
- Professor-orientador: Dely Lima;
- Objetivo: integrar tecnologia e agricultura sustentável com sistema hidropônico monitorado via Bluetooth e Wi-Fi.
Chocomed (CETEP Médio Rio das Contas - Ipiaú)

- Estudantes de agroindústria e biotecnologia - Elias Dantas e Adigena Neta;
- Professor-orientador: Lucas da Conceição;
- Objetivo: criar chocolate com propriedades benéficas ao tratamento de pessoas com diabetes tipo 2.
Rescue Seeker (CEEP Áureo de Oliveira Filho - Feira de Santana)

- Estudantes de informática - Gregório Marques e Levi Lopes;
- Professor-orientador: Ivanildo Gomes;
- Objetivo: desenvolver tecnologia para reduzir o tempo e o custo de resgates em desastres naturais.
*Repórter viajou a convite do MEC
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