PREMIAÇÃO
Redação pode garantir CNH gratuita para estudantes da Bahia
Prêmio incentiva jovens a refletirem sobre trânsito, cidadania e sustentabilidade

Observar o trajeto de casa até a escola, o trânsito da cidade, a mobilidade urbana e o funcionamento do transporte coletivo - inclusive o escolar - pode ir além da rotina.
A partir dessas inquietações, estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual da Bahia podem concorrer a CNH gratuita e bicicleta elétrica por meio do prêmio ‘‘Trânsito de Ideias’’, iniciativa do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Com o tema “Trânsito, cidadania e sustentabilidade: o papel do jovem na construção de um futuro mais seguro”, a premiação propõe que os estudantes elaborem uma redação dissertativo-argumentativa, abordando a relação entre mobilidade urbana, sustentabilidade e cidadania. As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro no site oficial.
Observação do cotidiano é ponto de partida
Em entrevista ao Grupo A TARDE, o professor de Língua Portuguesa e profissional de trânsito, Wilson Machado de Menezes, destacou que a observação do dia a dia é o ponto de partida para uma boa redação.
“As orientações práticas que eu dou para o estudante que vai elaborar a redação para esse concurso é observar. Observe as possibilidades de transporte que a sua cidade oferece, a dificuldade ou a facilidade que tem de se locomover dentro da cidade. A mobilidade dele, a mobilidade das pessoas em volta, as conversas sobre o trânsito, sobre o transporte público, sobre ocorrências diárias. As boas ideias geralmente nascem da observação e da pesquisa”, recomendou.
Leia Também:
Além dos estudantes, o prêmio também é destinado aos professores orientadores, vinculados às instituições participantes. A lista dos municípios contemplados pode ser consultada no regulamento.
O professor - responsável pela inscrição e pelo acompanhamento dos alunos - poderá inscrevê-los de forma individual ou coletiva. Para inscrições com mais de um estudante, deverá ser utilizado o modelo de planilha disponível no site oficial da premiação.
Após o preenchimento, a planilha deverá ser convertida em um único arquivo em formato PDF, contendo:
- Dados pessoais completos de cada aluno;
- Redação individual de cada participante, em formato PDF ou DOCX;
- Termo de autorização de participação assinado pelo responsável legal, quando aplicável;
- Outros documentos exigidos no regulamento, conforme o caso;
- Termo de Anuência do professor orientador.
Orientação pedagógica faz diferença no resultado
Ao falar sobre o papel dos docentes no processo, Wilson reforçou a importância da orientação pedagógica contínua.
“Os professores orientadores desses estudantes são os mais indicados para que passem todo o conhecimento para elaborar uma redação de qualidade e apta a concorrer aos primeiros lugares dentro do concurso. Então, a estratégia que eu passo é que eles [estudantes] consultem seus professores orientadores exaustivamente e escutem-os que, com certeza, vocês serão bem orientados”, afirmou.
Atenção aos erros que podem eliminar a redação
Falhas de pontuação, ortografia e, principalmente, o desvio do tema estão entre os principais erros cometidos pelos estudantes durante a produção textual. Por isso, é fundamental que o candidato utilize a língua portuguesa padrão e esteja atento às regras gramaticais, conforme orienta Wilson.
“Às vezes, quando o estudante está produzindo uma redação, ele deixa de usar a regra padrão e comete um desvio, uma falha ou um erro de produção, ou seja, vai ser punido de alguma forma com perda de ponto ou até mesmo a total anulação da redação. O erro que acaba sendo mais punitivo é o desvio do tema. É essa dificuldade, às vezes, de entender o tema, entender de que, de fato, o estudante que está produzindo a redação vai discorrer nesse sentido”.
As redações serão avaliadas por uma banca formada por pedagogos, especialistas em trânsito e representantes do Detran-BA. A pontuação máxima será de mil pontos, considerando:
- Adequação ao tema;
- Coerência e coesão textual;
- Originalidade;
- Criatividade;
- Proposta de intervenção;
- Domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
Para textos digitados, será exigido o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 3.000 caracteres, incluindo os espaços. Já as redações manuscritas, posteriormente digitalizadas, deverão conter entre 15 e 30 linhas, respeitando os critérios de legibilidade previstos no regulamento.
Premiação inclui CNH gratuita e equipamentos eletrônicos
Serão selecionados os três melhores textos, de acordo com a nota final atribuída pela banca avaliadora. Os estudantes e professores premiados receberão:
1º lugar
- Estudante - Bicicleta elétrica + Isenção total para emissão da CNH
- Professores orientadores - Hospedagem em hotel
2º lugar
- Estudante - Notebook + Isenção total para emissão da CNH
- Professores orientadores - Notebook
3º lugar
- Estudante - Isenção total para emissão da CNH + Tablet
- Professores orientadores - Tablet
A isenção da CNH contempla todos os custos do processo, incluindo exames, taxa de inscrição e emissão do documento junto ao Detran-BA, conforme o art. 140, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro. A concessão está condicionada à idade mínima de 18 anos.
Caso o vencedor seja menor de idade, o direito à isenção será garantido e poderá ser usufruído ao atingir a maioridade. O mesmo se aplica à bicicleta elétrica, que poderá ser transferida ao responsável legal.
Mais informações, o regulamento completo e os modelos de autorização estão disponíveis no site oficial da premiação.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




