Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA

Parceria fortalece políticas de alfabetização e permanência escolar para jovens, adultos e idosos

Redação

Por Redação

29/04/2025 - 15:44 h
SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA
SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA -

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) está participando de uma chamada pública voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizada pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e outras entidades.

Leia Também:

A iniciativa trata-se de uma mobilização para o engajamento das redes de ensino e da sociedade em geral para estimular jovens, adultos e idosos que não frequentaram a escola ou abandonaram os estudos, antes de concluírem a Educação Básica, a se matricularem na modalidade EJA ou participarem do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Tudo sobre Educação em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A ação, que faz parte das estratégias do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, é realizada por meio de diversos canais como escolas, secretarias de Educação, órgãos de comunicação, movimentos sociais e outras instituições, com o intuito de reduzir o analfabetismo na Bahia e em todo o Brasil.

Um dos maiores desafios da EJA continua sendo a superação da taxa de analfabetismo no Estado com um recorde geracional acima dos 50 anos de idade. Para isso, a SEC tem promovido ações estratégicas através de parcerias com os municípios que, nas responsabilidades dos entes federativos, assumem o compromisso com o Ensino Fundamental.

O Estado da Bahia tem fortalecido o regime de colaboração entre os municípios com investimentos, a exemplo da abertura de novas turmas por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que compõe o pacto. Além disso, a SEC está desenvolvendo um projeto de formação para professores alfabetizadores, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Projeto Paulo Freire e a proposição do Programa Bahia Alfabetizada.

Para incentivar a volta de jovens, adultos e idosos às salas de aula, a SEC também implementou estratégias como a busca ativa. O governo estadual também tem investido em programas de apoio financeiro de permanência dos estudantes na escola, como o Bolsa Presença, que está alinhado ao programa federal Pé-de-Meia, e na segurança alimentar, garantindo refeições nutritivas e de qualidade para os estudantes em suas unidades escolares.

Acesso à EJA

As matrículas na EJA permanecem abertas ao longo de todo o ano letivo. Para ingressar, o interessado deve se dirigir a uma unidade escolar da rede estadual que ofereça a modalidade, levando documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. O Ensino Médio na EJA pode ser concluído em dois anos, sendo necessário ter, pelo menos, 18 anos. Já para o Ensino Fundamental, a idade mínima é 15 anos.

A modalidade é oferecida por meio dos exames para elevação da escolaridade, realizada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e suas unidades certificadoras presentes em todos os territórios. A CPA faz parte da política de certificação do Estado e está vinculada à Coordenação de Jovens e Adultos da SEC.

O exame gratuito permite que jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade convencional obtenham a certificação escolar. Para participar, os candidatos deverão atender aos critérios de idade mínima: 18 anos para o Ensino Médio e 15 anos para o Ensino Fundamental.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

chamada pública Educação eja estudantes governo do estado MEC SEC Bahia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA
Play

Vereador destaca impacto do Concurso Jovem Jornalista na educação baiana

SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA
Play

Conselheiro do TCE parabeniza e propõe homenagem ao Grupo A TARDE

SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA
Play

Expectativa e tensão: pais fazem vigília à espera de filhos em prova do Enem

SEC se une ao MEC em chamada pública para EJA
Play

Webinar debate educação, mineração e sustentabilidade nesta quarta

x