PROFISSIONALIZANTE
SEJA PRO+ tem 25 mil vagas para jovens que não concluíram os estudos
Programa lançado em Salvador terá 3 mil vagas só na Bahia; inscrições serão gratuitas
Por Amanada Souza | Portal MASSA!

Jovens entre 18 e 29 anos que interromperam os estudos agora terão uma nova oportunidade de voltar à sala de aula com um diferencial: sair com um curso profissionalizante no currículo. Foi lançado na manhã desta quinta-feira (10), em Salvador, o programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, que vai oferecer 25 mil vagas gratuitas em todo o país, sendo 3 mil destinadas à Bahia.
Leia Também:
Educação aliada à empregabilidade
O programa tem como objetivo permitir que pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental (6º ao 9º ano) ou o ensino médio (1ª à 3ª série) possam retomar os estudos e, simultaneamente, se qualificar para o mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos contemplam tanto formação escolar quanto conhecimentos técnicos voltados para áreas com alta demanda nas indústrias de cada região. Além disso, os participantes aprenderão noções básicas sobre os direitos dos trabalhadores.
Encaminhamento ao mercado
Após a conclusão dos cursos, os nomes dos formandos serão enviados ao Ministério do Trabalho, que, por meio do SINE (Sistema Nacional de Emprego), ajudará na colocação profissional dos participantes.
Bahia terá turmas em 9 cidades
As primeiras turmas na Bahia funcionarão nas seguintes cidades: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
As inscrições serão gratuitas e estarão disponíveis nas próximas semanas. Os interessados devem procurar a unidade do SESI mais próxima ou acessar o site oficial do SESI Bahia.
Para participar, é necessário ter entre 18 e 29 anos e não ter concluído a educação básica.
Parceria estratégica
O programa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o SESI, e conta com o apoio do SENAI.
A cerimônia de lançamento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e contou com a presença de autoridades, como o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e representantes do SESI Nacional e da FIEB.
“Qualificação é o futuro”, diz ministro
Com investimento inicial de R$ 200 milhões, o programa pretende transformar vidas e abrir caminhos para milhares de brasileiros em busca de uma nova chance.
Essas pessoas passam a ter oportunidade.
“Qualificação casada com a escolaridade é o futuro. Muitas pessoas têm uma vaga de trabalho negada por ausência de um certificado de ensino médio. Esse certificado abre outras portas de oportunidade — que é o sonho da pessoa, eventualmente, fazer um curso de Direito, de Arquitetura, do que ela quiser”, destacou o ministro Luiz Marinho.

O governador Jerônimo Rodrigues também celebrou a iniciativa, afirmando que o Estado irá acompanhar de perto a execução do programa, que classificou como “um presente para a Bahia”.
COMO PARTICIPAR DO SEJA PRO+
- Quem pode participar: Jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.
- O que é oferecido: Formação escolar + curso técnico profissionalizante.
- Vagas disponíveis: 25 mil em todo o Brasil | 3 mil na Bahia.
- Cidades atendidas na Bahia: Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
- Valor: Gratuito
- Inscrição: nas unidades do SESI mais próximas
- Pelo site oficial do SESI Bahia (link será ativo assim que as inscrições forem liberadas)
- Parceria: Ministério do Trabalho e Emprego + SESI, com apoio do SENAI
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes