ELEIÇÕES
AtlasIntel crava vitória de Trump poucos dias antes dos resultados
Apesar da contagem dos votos ainda não ter acabado, a imprensa americana projeta a vitória do republicano, que voltará à Casa Branca após quatro anos
O instituto de pesquisas AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, cravou os resultados da pré-eleição dos Estados Unidos confirmados na manhã desta quarta-feira, 6. A pesquisa, divulgada no último dia 2, colocou o republicano Donald Trump na liderança nos estados-pêndulo, reforçando os resultados do levantamento sobre as chances do ex-presidente voltar à Casa Branca.
Leia mais
>> Parceiro do Grupo A TARDE, AtlasIntel, ganha selo de confiança do NYT
A pesquisa indicou uma vantagem média de 3,2 pontos percentuais sobre Kamala Harris nesses estados, mostrando um cenário favorável para Trump.
A Atlas, realizada entre 1 e 2 de novembro , revelou uma vantagem de Trump significativa nos chamados swing states — Arizona (6,8 pontos), Georgia (1,8 pontos), Michigan (1,5 pontos), Nevada (5,5 pontos), Carolina do Norte (3,4 pontos), Pensilvânia (1,7 pontos) e Wisconsin (1 ponto) — têm somados 93 delegados no Colégio Eleitoral.
Trump eleito
Apesar da contagem dos votos ainda não ter acabado, a imprensa americana projeta a vitória do republicano, que voltará à Casa Branca após quatro anos.
A projeção da Associated Press (AP) aconteceu às 4h25 quarta-feira, 6, horário de Brasília. Também durante a madrugada no Brasil, a Fox News fez o mesmo prognóstico, cravando a vitória de Trump.
O republicano tem 266 votos no Colégio Eleitoral, enquanto a democrata Kamala Harris soma 219 nas eleições presidenciais, segundo projeções da mídia americana.
Com o anúncio dos últimos resultados, a mídia dos EUA projeta vitórias para Trump em mais da metade dos 50 estados do país, incluindo os estados-pêndulo da Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, além dos importantes Texas e Ohio.
Kamala, por sua vez, conquistou 15 estados, com destaque para a Califórnia e Nova York, além da capital dos EUA, Washington DC.
Leia mais
>> CEO da AtlasIntel analisa entrada de Kamala Harris na disputa nos EUA
O número mágico para vencer a presidência é 270 delegados no colégio eleitoral.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari e Feira de Santana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes