Busca interna do iBahia
PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia.

TÁTICA ELEITORAL

Chapa puro-sangue ou Lula: quem deve dar mais votos a Jerônimo?

Estratégia do grupo governista para garantir mais uma vitória nas urnas passa necessariamente pelo Partido dos Trabalhadores

PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia. - Foto Divulgação

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

13/01/2026 - 5:30 h

A estratégia do grupo governista para garantir a reeleição de Jerônimo Rodrigues passa necessariamente pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O plano da legenda para conseguir sua sexta vitória consecutiva na eleição estadual está fincada em dois pilares: a chapa puro-sangue e a força eleitoral do presidente Lula no estado.

A formação da chapa dos sonhos dos petistas, composta por Jerônimo, o senador Jaques Wagner e o ministro da Casa Civil, Rui Costa - os dois últimos nas duas vagas ao Senado - está praticamente sacramentada. O senador Angelo Coronel (PSD) já teria sido avisado da sua exclusão da majoritária e agora avalia as propostas para continuar na aliança ou romper com o grupo governista.

Tudo sobre Eleições em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na opinião do cientista político Cláudio André, o grande trunfo do governador vai ser equilibrar a chapa puro-sangue com a permanência do PSD na aliança. Ele analisa que a troca de Coronel por Rui trará mais votos para a composição, o que pode ser crucial para garantir o segundo mandato de Jerônimo.

Eu vejo que essas articulações, a partir dos nomes, perpassam pela questão de como vai ficar a relação com o PSD. Então, é uma questão que eu vejo muito desafiadora, que envolvem acordos de espaço político, e isso, obviamente que, do ponto de vista do desenho eleitoral, sem dúvida é uma chapa que tende a ser muito forte, muito relevante, porque nesse cálculo a gente tem a saída de Coronel e a entrada de Rui Costa. Eu vejo que ele apresenta, pelo menos nas pesquisas, mais densidade eleitoral que o atual senador
Cláudio André, cientista político

Claudio André também lembra que a estratégia petista no estado passa por uma orientação de Lula em fortalecer o Senado com aliados de primeira hora, como são os casos de Wagner e Rui.

“Penso que a questão que está colocada é o desafio mesmo de mandar a mensagem para os aliados que vai se tentar uma saída, mesmo que seja com a perda de um aliado na chapa. Isso inclusive aconteceu em 2018, mas mesmo assim de forma mais equilibrada, quando a senadora Lídice da Mata não teve direito de ser candidata à reeleição. Eu vejo que agora o que vai se tentar evitar é maior, numa chapa que é mais petista, que é mais centralizada, mas aí envolve o fator nacional. Como é que vai se atender a uma demanda do presidente Lula de conseguir mais senadores que sejam mais alinhados ao governo. A base governista não vai debater isso, o PT não vai debater isso, mas um cenário com o ministro Rui Costa sendo eleito para o Senado dá muito mais densidade política ao PT do que necessariamente dar uma vaga para um aliado”, afirmou.

Leia Também:

A opinião do cientista político converge com o que pensa o secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, que ressaltou que a opinião política que está sendo formada no PT se baseia em um cálculo político.

“A chapa do trabalho, a chapa com os três governadores, os últimos governadores, Jerônimo, Wagner e Rui é a que tem mais chances. Nas pesquisas, quando colocamos Rui candidato na chapa - Rui é um ativo político muito grande, tem um carinho, um respeito muito grande da sociedade baiana -, toda vez que fazemos cenário com ele na chapa, a nossa intenção de voto sempre cresce. E assim aumentamos a possibilidade de cumprir os objetivos de reeleger Jerônimo, Lula e nossas bancadas de parlamentares na Bahia e no Brasil”, disse Éden em entrevista ao programa Política Ao Vivo, do portal Política Ao Vivo.

Força do governador

Já na opinião do líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Robinson Almeida, o principal puxador de votos da chapa será o próprio governador. O deputado estadual argumenta que a avaliação da gestão vai alavancar a candidatura de Jerônimo, assim como aconteceu com seus antecessores.

“Na eleição de 22, Jerônimo não era um nome conhecido, precisava naturalmente do apoio de Lula, do apoio de Rui, de Wagner, de Otto e dos prefeitos. Agora, depois de seu primeiro mandato, a população vai fazer uma avaliação direta sobre a sua performance nesses três anos e meio, e creio que ele será bem avaliado”, disse ao Portal A TARDE.

No primeiro mandato de Wagner, ele começou a campanha com um resultado que praticamente dobrou no final da eleição de 2010. Em 2018, com Rui, foi algo também muito parecido. E acho que com Jerônimo vai acontecer novamente, porque quando chegar o horário eleitoral, a população vai conseguir ver o conjunto da obra, as entregas de Jerônimo, as realizações de Jerônimo. Você vai ter a possibilidade de uma comunicação mais vinculada ao governador. E isso é que vai tornar Jerônimo o principal cabo eleitoral da campanha. Ele terá mais força, creio, para puxar os senadores do que ao contrário
Robinson Almeida, líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

O parlamentar acrescenta que o fator Lula sempre pesou nas eleições da Bahia e que neste ano não deve ser diferente. “Primeiro vem o conjunto da obra e depois, naturalmente, é o peso de Lula. A eleição presidencial na Bahia sempre teve um peso diferenciado por conta da nacionalização e a importância do apoio do governo federal aqui no Estado”, finalizou.

Portanto, nas próximas semanas, a arrumação da chapa governista deve ganhar novos contornos, um "spoiler" do que deve acontecer em outubro já poderá ser visualizado na próxima quinta-feira, 15, durante a tradicional Lavagem do Bonfim, onde os grupos políticos costumam se reunir numa espécie de termômetro eleitoral.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

chapa “puro-sangue” força eleitoral Governador Jerônimo Rodrigues Lula partido dos trabalhadores reeleição

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia.
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia.
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia.
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

PT conta com força da chapa puro-sangue e de Lula para garantir vitória na Bahia.
Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

x