Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Democracia inclusiva: veja recursos que garantem o voto acessível

Justiça Eleitoral adota medidas de acessibilidade para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam votar

Flávia Requião

Por Flávia Requião

06/11/2025 - 15:40 h | Atualizada em 06/11/2025 - 15:51
Urna eletrônica possuem teclado em braile
Urna eletrônica possuem teclado em braile -

O direito ao voto é garantido a todos os brasileiros e é um dos princípios fundamentais da Justiça Eleitoral. Para que esse direito seja exercido de forma plena, a instituição adota diversas medidas principalmente de acessibilidade voltadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Imagem ilustrativa da imagem Democracia inclusiva: veja recursos que garantem o voto acessível
| Foto: Reprodução

O objetivo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é garantir que todos possam participar do processo democrático com autonomia, segurança e igualdade de condições, por meio de adaptações nos locais de votação, recursos nas urnas eletrônicas e atendimento especializado no dia da eleição.

Tudo sobre Eleições em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Confira as principais medidas de acessibilidade nas eleições

A Justiça adota uma série de ações para garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam votar com autonomia. Veja os principais recursos disponíveis:

  • Transferência de local de votação: o eleitor pode solicitar mudança para uma seção com acessibilidade, como locais com rampas ou elevadores, até 151 dias antes da eleição.
  • Comunicação prévia de necessidades: até 90 dias antes do pleito, é possível informar ao juiz eleitoral sobre restrições específicas para que sejam adotadas providências que facilitem o voto.
  • Apoio no dia da votação: mesmo sem solicitação prévia, o eleitor pode comunicar suas limitações ao mesário e receber suporte imediato.
  • Acompanhante de confiança: o eleitor com deficiência pode contar com a ajuda de uma pessoa de confiança, autorizada pelo presidente da mesa, para acompanhá-lo até a cabine. O acompanhante não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos ou coligações.
  • Urnas acessíveis: todas as urnas eletrônicas possuem teclado em braile, ponto de referência na tecla “5” e fones de ouvido para que o eleitor receba sinais sonoros com o número digitado e o nome do candidato em voz sintetizada.
  • Atendimento especializado: locais de votação contam com coordenadores de acessibilidade e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para prestar auxílio aos eleitores.
  • Uso de cão-guia: é permitido o ingresso de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão-guia nas seções eleitorais.
  • Facilidades para analfabetos: o voto é facultativo, mas o eleitor pode assinar com impressão digital e utilizar uma “cola” com o número dos candidatos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Acessibilidade eleições Justiça Eleitoral voto

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Urna eletrônica possuem teclado em braile
Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Urna eletrônica possuem teclado em braile
Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Urna eletrônica possuem teclado em braile
Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

Urna eletrônica possuem teclado em braile
Play

Duque de Caxias tem votação tranquila, mas sujeira nas ruas assusta

x