ELEIÇÕES
Lula se pronuncia sobre vitória de Trump nos EUA: "Desejo sorte"
Petista parabenizou o novo gestor norte-americano e ressaltou o diálogo e o trabalho em conjunto
O mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou na manhã desta quarta-feira, 6, sobre a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos, anunciada na madrugada de hoje.
Leia mais
>> AtlasIntel crava vitória de Trump poucos dias antes dos resultados
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu, em declarações em postagem em uma rede social
A postagem vem após, na última semana, durante entrevista a um veículo de comunicação francês, o petista declarou apoio à democrata Kamala Harris.
Na conversa, Lula detalhou que seu pensamento sobre a vitória de Kamala seria um caminho mais seguro para a democracia mundial e que torcia por ela.
A projeção da Associated Press (AP) aconteceu às 4h25 quarta-feira, 6, horário de Brasília. Também durante a madrugada no Brasil, a Fox News fez o mesmo prognóstico, cravando a vitória de Trump.
Leia mais
>> Bolsonaro e líderes mundiais cumprimentam Trump
O republicano tem 266 votos no Colégio Eleitoral, enquanto a democrata Kamala Harris soma 219 nas eleições presidenciais, segundo projeções da mídia americana.
Com o anúncio dos últimos resultados, a mídia dos EUA projeta vitórias para Trump em mais da metade dos 50 estados do país, incluindo os estados-pêndulo da Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, além dos importantes Texas e Ohio.
Kamala, por sua vez, conquistou 15 estados, com destaque para a Califórnia e Nova York, além da capital dos EUA, Washington DC.
O número mágico para vencer a presidência é 270 delegados no colégio eleitoral.
Confira:
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes