Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES

INFORMAÇÃO FALSA

Mau uso de IA nas eleições pode gerar punição pesada, diz especialista

Jaime Barreiros faz alerta sobre o uso indevido de novas tecnologias no processo eleitoral

Anderson Ramos
Por
Jaime Barreiros, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA).
Jaime Barreiros, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA). - Foto: Clara Pessoa/Ag. A Tarde

Saber como lidar com a manipulação por inteligência artificial será o principal desafio da Justiça Eleitoral brasileira nas eleições deste ano. Com o uso das novas tecnologias, ficará cada vez mais difícil distinguir a verdade da mentira, o que pode gerar graves consequências no processo.

Em entrevista para o A TARDE Cast nesta quarta-feira, 25, o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), Jaime Barreiros, avaliou que o uso indevido da IA deverá ser observado com ainda mais atenção no pleito de outubro.

Tudo sobre Eleições em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Hoje a própria ideia de verdade está se perdendo, a gente não sabe exatamente o que é verdade e o que é mentira. Aprovamos uma resolução do TSE disciplinando a propaganda eleitoral que tente enfrentar essa questão. Por exemplo: o eleitor não poderá perguntar para a IA qual o melhor candidato ou em quem votar. Os candidatos também não poderão manipular vídeos e nem áudios. Se isso for descoberto, ele pode perder o registro de candidatura e ficar inelegível por 8 anos”, explicou Barreiros.

Leia Também:

PESQUISA

AtlasIntel: Lula lidera intenções de voto contra Flávio Bolsonaro no 1º turno
AtlasIntel: Lula lidera intenções de voto contra Flávio Bolsonaro no 1º turno imagem

ELEIÇÕES

Quando Rui Costa deixa Casa Civil? Ministro define prazo para disputar Senado
Quando Rui Costa deixa Casa Civil? Ministro define prazo para disputar Senado imagem

DE VOLTA À CENA

Marcelo Nilo se prepara para assumir mandato na Câmara após anos fora
Marcelo Nilo se prepara para assumir mandato na Câmara após anos fora imagem

De acordo com o especialista, existe uma dificuldade muito grande de combater a informação falsa disseminada nas redes sociais, mas a Justiça Eleitoral se prepara de forma preventiva com palestras e programas como Jovem Eleitor, ou o Eleitor do Futuro realizada pela Escola Judiciária Eleitoral e também mais repressiva, com a punição dos candidatos que estiverem por trás de manipulações.

“Realmente é muito difícil. O TSE montou uma cadeia junto com os TREs regionais de defesa da democracia de combate à desinformação, inclusive investindo em tecnologia para averiguar quando um vídeo é falso e quando não é. É um grande desafio e a tendência é que o uso dessas novas tecnologias para o mal aumente bastante. Temos que nos adaptar a essa realidade”, alertou.

Jaime Barreiros foi o entrevista do A TARDE Cast desta quarta-feira, 25.
Jaime Barreiros foi o entrevista do A TARDE Cast desta quarta-feira, 25. - Foto: Clara Pessoa/Ag. A Tarde

A TARDE Cast

O A TARDE Cast é um vídeocast do Portal A TARDE que foca em política e temas relevantes para a Bahia. Acompanhe as entrevistas no canal A Tarde Play, no Youtube.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Inteligência Artificial Jaime Barreiros Justiça Eleitoral

Relacionadas

Mais lidas