ELEIÇÕES
TRE-BA finaliza sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas
Equipamentos que estão no interior serão trazidos para Salvador ainda neste sábado
Por Da Redação
Neste sábado, 5, foi concluído o sorteio das urnas eletrônicas que serão submetidas à Auditoria de Votação Eletrônica (Teste de Integridade e Teste de Autenticidade) nas eleições municipais na Bahia. O procedimento aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Durante a cerimônia foram sorteados 41 equipamentos e outros dois foram escolhidos pela Comissão de Auditoria de Votação, conforme autoriza a Resolução TSE Nº 23.673/2021.
Leia mais:
>>Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar
>>Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado
>>Justiça derruba conta do Instagram de Pablo Marçal
Estiveram presentes também o Presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, os demais membros da Corte do Regional baiano, além do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e diversas outras entidades fiscalizadoras.
A legislação prevê a possibilidade de escolha ou sorteio das urnas eletrônicas para o teste de integridade. Neste caso, dois equipamentos pertencentes às seções 211 e 261, da 16ª zona eleitoral, em Salvador, foram escolhidos pela Comissão de Auditoria Eletrônica do TRE-BA para o teste, com a utilização de identificação biométrica dos votantes. Outros 31 foram sorteados.
No domingo de eleições essas mesmas urnas escolhidas ou sorteadas passarão por uma votação simultânea à oficial, com a utilização dos números dos candidatos oficialmente registrados no TRE-BA, entre 8h e 17h, na Praça de Serviços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador. Após o fim da votação, um boletim de urna é impresso para comprovar a regular captação dos votos e confirmar a lisura do processo eleitoral.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes