Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES

ELEIÇÕES PRESIDENCIÁVEIS

União Brasil decide por neutralidade nas eleições e rejeita Flávio

Candidato à Presidência buscava apoio do partido para fortalecer campanha contra Lula

Leo Almeida
Por
Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro - Foto: Nelson Almeida | AFP
Eleições 2026

O União Brasil decidiu permanecer neutro na eleição presidencial de 2026 e liberou seus filiados para apoiar os candidatos que desejarem. A decisão desta quarta-feira, 4, representa um novo obstáculo para a campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL), que buscava uma aliança com a legenda para ampliar sua base na disputa pelo Palácio do Planalto.

A posição foi anunciada pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, durante a convenção partidária. A legenda integra, ao lado do Progressistas (PP), a Federação União Progressista, o que levou os dois partidos a adotarem a mesma posição sobre a eleição presidencial.

Tudo sobre Eleições em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Tenho consciência do peso político da Federação União Progressista nacionalmente e que temos nomes extremamente preparados para todos os cargos. A posição que estamos adotando reflete a nossa maturidade política”, afirmou Rueda.

Leia Também:

ELEIÇÕES

Lula abre ampla vantagem sobre Flávio Bolsonaro nos palanques estaduais
Lula abre ampla vantagem sobre Flávio Bolsonaro nos palanques estaduais imagem

MAIS UM FORA

Flávio Bolsonaro recebe "não" do Republicanos para chapa presidencial
Flávio Bolsonaro recebe "não" do Republicanos para chapa presidencial imagem

AINDA À PROCURA

Flávio Bolsonaro empurra definição de vice para final do prazo
Flávio Bolsonaro empurra definição de vice para final do prazo imagem

Apoio será definido nos estados

Apesar da neutralidade na disputa nacional, o União Brasil decidiu liberar seus candidatos e filiados para apoiar, nos estados, os presidenciáveis que melhor se encaixarem nas articulações políticas locais. A decisão permite que integrantes da legenda estejam em palanques diferentes durante a campanha presidencial.

O PP já havia adotado posição semelhante na última sexta-feira, 31. Com a decisão dos dois partidos, a Federação União Progressista não terá candidato oficial à Presidência nem apoiará formalmente Flávio Bolsonaro no primeiro turno.

A federação era considerada uma das principais possibilidades para compor a chapa de Flávio. O senador chegou a negociar com a senadora Tereza Cristina (PP-MS) para ocupar a vice-presidência, mas o partido decidiu não participar formalmente da aliança.

Republicanos também fica neutro

Também nesta terça, o Republicanos confirmou neutralidade na eleição presidencial. A decisão dificulta outra possibilidade discutida pela campanha de Flávio: a indicação de um nome da legenda para sua chapa.

A ex-presidente da Caixa Econômica Federal Daniella Marques, filiada ao Republicanos, era cotada para ser vice de Flávio. Com a posição adotada pelo partido, a possibilidade de uma composição formal com a legenda perdeu força.

O cenário é diferente do de 2022. Naquele ano, PP e Republicanos integraram a coligação que apoiou Jair Bolsonaro na tentativa de reeleição. O União Brasil, por sua vez, lançou candidatura própria com a senadora Soraya Thronicke, e adotou neutralidade no segundo turno.

Flávio pode ter chapa só com o PL

O Podemos também é citado entre as legendas procuradas pela campanha de Flávio. A presidente nacional do partido, Renata Abreu, chegou a ser mencionada por aliados como uma possibilidade para a vice-presidência, mas a sigla também caminha para adotar neutralidade na eleição presidencial.

Com a dificuldade para formalizar alianças nacionais, a tendência é que Flávio dispute a eleição com uma chapa formada apenas pelo PL, caso não consiga fechar acordo com outra legenda até o prazo das convenções.

Os partidos têm até esta quarta, 5, para realizar suas convenções e definir as posições para a eleição. A indicação de candidatos a vice, contudo, ainda poderá ser alterada até 15 de agosto, data-limite para o registro das candidaturas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Campanha eleitoral 2026 Flávio Bolsonaro

Relacionadas

Mais lidas