IBEM 2026
Coordenador da ABSOLAR aponta falta de planejamento na integração energética
Executivo explica como equilibrar a expansão da energia no Brasil

O convívio entre a Geração Distribuída (GD) e a Geração Centralizada (GC) exige planejamento estratégico e ordenamento do setor para evitar conflitos de mercado. A análise foi apresentada por Santiago Gonzales, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), durante o segundo dia do iBEM 2026, nesta quarta-feira, 24.
Segundo o executivo, o desafio do setor elétrico não reside na competição entre as fontes centralizadas e descentralizadas, mas na ausência de diretrizes que organizem a expansão do sistema.
Leia Também:
As particularidades dos mercados de energia
Gonzales detalhou o perfil econômico e operacional de cada modelo de geração representado pela entidade:
- Energia Solar (Geração Distribuída): Caracteriza-se pela capilaridade nos municípios. Gera empregos locais em micro e pequenas empresas e possibilita a autoprodução. A economia gerada nas faturas de famílias e comércios é reinjetada no consumo de outras cadeias da economia regional.
- Geração Centralizada (Grandes Parques): Movimenta aportes financeiros concentrados. Gera arrecadação tributária para os municípios e registra pico de contratação de mão de obra na fase de obras, reduzindo a demanda por trabalhadores na etapa de operação.
- Energia Eólica: Atrai indústrias e investimentos estruturais para o país, mas enfrenta cenário de perda de competitividade industrial e aplicação de cortes de geração (curtailment).
Planejamento e estabilidade do sistema
O debate sobre a responsabilidade pelas restrições de operação no Sistema Interligado Nacional (SIN) gerou divergências entre agentes de GD e GC no último ano. Gonzales pontuou que a atribuição de culpa entre as fontes decorre do deficit de planejamento na transmissão e distribuição.
O dirigente defendeu que a convivência das fontes depende de um ordenamento estratégico que assegure a competitividade do mercado e a segurança do suprimento, sem prejuízo a um modelo de negócio específico.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes
