OPINOU
Caso Hytalo Santos: Claudia Leitte entra na polêmica e surpreende
Claudia se manifestou através das redes sociais
Por Edvaldo Sales

A cantora Claudia Leitte decidiu opinar sobre uma das maiores polêmicas da atualidade. Ela comentou sobre o caso Hytalo Santos, que foi denunciado por suposta “adultização” e exploração de menores em seus conteúdos online. O assunto veio à tona após o youtuber e influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, divulgar um vídeo sobre o assunto.
Mesmo sem o costume de opinar sobre assuntos polêmicos, a artista, que tem três filhos, usou suas redes sociais para apoiar Felca. Ela destacou, em um vídeo publicado nos stories do Instagram, a importância de pais e responsáveis se manterem atentos ao comportamento online das crianças e adolescentes.
“Eu vi o conteúdo do Felca, um cara inteligente e divertido, mas que dessa vez trouxe algo muito sério. Quero compartilhar com todos vocês porque é um assunto que mexe profundamente comigo como mãe”, disse a loira.
Leia Também:
Segundo Claudia Leitte, além da fé e das orações pela segurança dos filhos, é importante ser vigilante e “fazer mais”. “Não basta apenas pedir proteção, é preciso estar atento e ter atitudes firmes. Somos guardiões dessas crianças. Existem predadores soltos por aí e eles sabem exatamente como se aproximar. É preciso ser radical na proteção”, enfatizou.
A cantora ressaltou que os criminosos que atuam no ambiente virtual usam estratégias elaboradas para conquistar a confiança dos menores, o que exige atenção redobrada por parte das famílias.
“Eles são inteligentes e sabem se comunicar para atingir seus objetivos. Por isso, a gente não pode relaxar. Assistam ao vídeo, ele é extraordinário e necessário. Obrigada, Felca, por me deixar ainda mais vigilante como mãe. Espero que essa mensagem chegue a mais pessoas”, finalizou.
Acusações contra Hytalo Santos
Hytalo Santos está sob investigação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) por suposta “adultização” e exploração de menores em seus conteúdos online.
Como tudo começou
Iniciada em 2024 após denúncias via Disque 100, a apuração busca verificar se os vídeos ferem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao expor jovens a situações com teor possivelmente sexualizado.
Imagens de adolescentes, como a jovem Kamylla Santos, de 17 anos, estão sendo analisadas nas investigações para identificar se elas são exploradas de forma sensual. Segundo o promotor João Arlindo Corrêa, o processo inclui a escuta dos adolescentes e de seus responsáveis para avaliar o caso, que tramita em sigilo.
Hytalo Santos se pronuncia
Hytalo Santos se manifestou sobre as acusações. Em sua defesa, o influenciador negou as acusações e afirmou que sempre colabora com o Ministério Público. Segundo ele, as mães das adolescentes acompanham as gravações e consentem com a participação das jovens.
O que diz a lei?
Mesmo não sendo um crime específico na legislação brasileira, a “adultização” é uma prática combatida pelo ECA, que garante a proteção integral da criança e do adolescente.
No Brasil, a legislação reconhece sua “condição peculiar de pessoa em desenvolvimento” e proíbe qualquer forma de negligência, exploração, violência ou submissão a constrangimento.
Como Felca entrou na história?
Youtuber e humorista, Felca lançou, na última quarta-feira, 6, um vídeo denunciando a exploração de menores na produção de conteúdo online. Hytalo Santos, que teve a conta no Instagram desativada na última sexta-feira, 8, foi citado em uma das acusações.
O humorista citou Hytalo Santos como alguém que cria e reproduz conteúdos que envolvem menores de idade diante das câmeras.
Quem é Felca?
Felca, nome artístico de Felipe Bressanim Pereira, 27 anos, é natural de Londrina (PR) e começou na internet em 2012 como streamer. Conhecido por vídeos de humor, ele já viralizou ao testar produtos de influenciadores e criticar formatos populares do TikTok. O influenciador já falou publicamente que teve depressão e que possui diagnóstico de transtorno de ansiedade social.
Felca furou a bolha em maio de 2023, quando testou a base da influenciadora Virginia Fonseca. O vídeo cômico alcançou 19,5 milhões de visualizações. No mesmo ano, Felca também viralizou com vídeos criticando e ridicularizando um estilo de livestream do TikTok chamado de “lives de NPC”.
Como denunciar exploração infantil
O youtuber reforçou que qualquer suspeita deve ser denunciada ao Disque 100, à Polícia Federal ou ao Ministério Público. Além disso, destacou que compartilhar provas com responsabilidade e apoiar organizações de proteção infantil são formas eficazes de combater o problema.
Doações para instituições sérias ajudam a financiar ações de resgate e suporte às vítimas, fortalecendo a luta contra a exploração infantil.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes