Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ENTRETENIMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÊMICA

Padre é alvo de ação da família de Preta Gil por racismo religioso

Gilberto e Flora Gil enviaram notificação à Diocese de Campina Grande após ironia sobre fé da cantora e ameaçam ação judicial

Por Beatriz Santos

14/08/2025 - 20:11 h
Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho
Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho -

Gilberto Gil e Flora Gil enviaram uma notificação extrajudicial à Diocese de Campina Grande após o padre Danilo César ironizar a fé de Preta Gil, morta recentemente. A família da cantora cobra uma retratação pública e punição ao sacerdote.

O episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho, quando o padre chamou religiões afro-brasileiras de “forças ocultas” e insinuou que os orixás não teriam “ressuscitado” a cantora.

Leia Também:

Na notificação enviada à diocese, os pais de Preta Gil afirmam que as declarações configuram intolerância religiosa e ferem a memória da filha.

“Passados mais de 15 dias do fato, não houve manifestação pública ou qualquer comunicado feito à família com intuito de retratação das graves ofensas. Com todo respeito, а omissão de Vossa Excelência Reverendíssima e de Vossa Reverência contribui para perpetuar o estado de desrespeito à família, à memória da Sra. Preta Gil e às religiões de matrizes africanas”, diz o documento.

A família exige uma resposta em até dez dias. Caso não haja manifestação, existe a possibilidade de medidas judiciais contra o padre e a diocese.

Entenda o caso

Durante uma missa realizada na cidade de Areial, no interior da Paraíba, o padre Danilo César fazia uma homilia no 17º Domingo do Tempo Comum, período litúrgico da Igreja Católica.

Na homilia, o padre comentava sobre pedidos dos fiéis a Deus que, porventura, não eram atendidos, e associou a fé de Preta Gil em religiões de matriz afro-indígenas à morte e sofrimento da cantora, vítima de câncer colorretal nos Estados Unidos.

A fala foi considerada preconceituosa pela Associação Cultural de Umbanda, Candomblé e Jurema Mãe Anália Maria, de Areial. Após a repercussão do vídeo, o presidente da associação, Rafael Generiano, registrou o primeiro boletim de ocorrência por intolerância religiosa contra o padre. Segundo nota da entidade, as declarações foram condenadas.

De acordo com o delegado Danilo Orengo e a delegada Socorro Silva, outros dois boletins de ocorrência foram registrados pelo mesmo fato. Testemunhas estão sendo ouvidas e o padre ainda será chamado a prestar depoimento. O inquérito tem prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

polêmica Preta Gil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho
Play

Vídeo: Influencer preso grava vídeo da cela e posta

Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho
Play

De férias, Adriana Esteves e Vladimir Brichta desbravam cidade baiana

Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho
Play

Ivete emociona fãs ao homenagear Preta Gil em micareta no Ceará

Episódio ocorreu durante uma transmissão ao vivo no fim de julho
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

x