Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CERIMÔNIA DE ABERTURA

50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco inicia em Salvador

Competição começou nesta quarta-feira, 25, e se estende até sábado, 28

Por Beatriz Amorim e Lincoln Oriaj

25/09/2024 - 15:23 h | Atualizada em 25/09/2024 - 18:27
Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco -

A 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco teve seu pontapé inicial nesta quarta-feira, 25, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Com recorde de inscritos, a competição conta com atletas de 17 estados brasileiros, o que ajuda a movimentar a economia e também fomenta o esporte na Bahia.

Renata Barros, presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha, que também é atleta, demonstrou felicidade em ver Salvador sediar uma edição tão especial de um esporte que está em crescimento no Brasil.

Leia mais:
>> Salvador sedia Brasileiro de Tiro com Arco e recebe estrelas Olímpicas
>> "Legado que fica é importante": Tiro com Arco faz história em Salvador
>> Confira a programação do Brasileirão de Tiro com Arco, realizado em Salvador

“Eu estou muito emocionada, muito feliz, porque realmente é a realização de um sonho trazer esse campeonato, desse porte, e a gente está batendo recorde de inscritos. Isso é algo importantíssimo por se tratar de Nordeste, dos atletas virem de outros estados e estarem prestigiando, então é uma realização”, contou ao Portal A TARDE.

Ver que esse trabalho de fomento está dando frutos eu não consigo nem explicar a felicidade
Renata Barros - presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha

“É uma surpresa para todos porque vai ser uma final icônica, porque é uma praça pública e ninguém esperava que a gente pudesse conseguir um feito desse, então é uma felicidade tremenda porque é um esporte de tradição dentro de um local de tradição maravilhoso histórico que é o elevador Lacerda”, complementou Renata.

Renata Barros, presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha e atleta de tiro com arco
Renata Barros, presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha e atleta de tiro com arco | Foto: Beatriz Amorim | Ag. A TARDE

Para César Moreira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (Brasil Arco), uma cidade histórica como Salvador combinou com a importância da 50ª edição do Campeonato Brasileiro.

“Esse evento aqui na Bahia, para mim, é uma sensação de imensa alegria e conquista. Primeiro, porque eu sou do Nordeste. Então, realizarmos um Brasileiro no Nordeste, isso já é empolgante demais, porque facilita que os estados do Nordeste participem massivamente. E uma outra coisa é que um evento desse, que é um evento histórico, nada melhor do que ser realizado numa cidade histórica a primeira capital do Brasil. Então, tudo isso faz com que tenhamos uma satisfação imensa em realizarmos este evento aqui em Salvador”, revelou.

César Moreira, vice-presidente da Brasil Arco
César Moreira, vice-presidente da Brasil Arco | Foto: Beatriz Amorim | Ag. A TARDE

A competição conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). Vicente Neto, diretor geral da entidade, marcou presença na cerimônia de abertura e valorizou a importância de ter uma mulher à frente de uma federação estadual.

“É a primeira vez num estádio de futebol, o que é muito importante. Nós temos 42 federações esportivas filiadas à Sudesb e só três delas são dirigidas por mulheres. Uma delas é a Federação de Arco e Flecha, que é dirigida por Renata”, afirmou Vicente.

Vicente Neto, diretor geral da Sudesb
Vicente Neto, diretor geral da Sudesb | Foto: Beatriz Amorim | Ag. A TARDE

“No Campeonato Brasileiro são 17 estados, uma quantidade enorme de atletas que vieram. Portanto, o impacto na cadeia do turismo, na gastronomia, na hotelaria, no transporte, tudo isso tem reflexo importante e positivo na distribuição de renda na cidade. A competição em si é maravilhosa, diferente, muita gente perguntando como é, quais são as regras. Então estamos muito satisfeitos por recebermos essa competição e termos sido escolhidos pela Confederação Brasileira como estado sede”, concluiu.

A 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco é realizada até sexta-feira, 27, no Estádio de Pituaçu. No sábado, 28, as finais acontecem na Praça Cayru, no Comércio. O público geral pode ter acesso a todo o evento de maneira gratuita.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Confederação Brasileira de Tiro com Arco Federação Baiana de Arco e Flecha Renata Barros Sudesb Tiro com arco Vicente Neto

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Play

Hebert Conceição nocauteia adversário no 1º round e brilha nos EUA

Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Play

"Vivo", diz Maxi Biancucchi após fake news sobre morte; assista

Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Play

VÍDEO: Rossi desabafa após tentativa de assalto no Rio de janeiro

Primeiro dia do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
Play

Veja análise do VAR que revogou expulsão de John contra o Bahia

x