Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REINVENÇÃO

Adeus, Rubrão! Time do Oeste muda completamente sua identidade

Surge o time do Osasco Sporting, time de Osasco que disputa a Série A2 do Paulistão

Valdomiro Neto

Por Valdomiro Neto

13/01/2026 - 14:40 h
Escudo do antigo Oeste FC
Escudo do antigo Oeste FC -

O conhecido time do Oeste, do interior de São Paulo, não existe mais. O clube mudou a sua identidade visual, trocou de nome e de locação dentro do estado. Assim encerrando de vez uma história de mais de cem anos, assumindo uma nova identidade em 2026.

Fundado em 1921 na cidade de Itápolis, o clube foi encerrado oficialmente no dia 26 de dezembro de 2025, dando origem ao novo time, o Osasco Sporting.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Osasco Sporting (@osascosporting.oz)

O começo do fim

O pontapé inicial para esta mudança drástica na história do clube começou quando o mesmo foi “despejado” pela cidade de Barueri, onde o clube tinha um local fixo para jogar, cedido pela administração pública para treinar e utilizava a Arena Barueri sem custos para mandar as suas partidas.

Neste contexto de “procura” por uma nova casa, o Oeste teria que pagar aluguel para jogar no estádio que costumava mandar suas partidas, onde acabou encontrando abrigo em Osasco. Norteando toda a sua mudança para o seu novo nome e identidade visual, saindo de cores rubro-negras para vestir azul e branco.

Imagem ilustrativa da imagem Adeus, Rubrão! Time do Oeste muda completamente sua identidade
| Foto: Divulgação / Oeste Barueri

Abandono da antiga casa

Desde a sua saída do estádio dos Amaros, onde mandava suas partidas, o estádio recebe apenas reparos isolados para poder sediar partidas do campeonato amador da cidade. Sem expectativa do retorno do clube, o estádio é subutilizado.

Consequentemente, a torcida organizada que acompanha as partidas no estádio foi desfeita, e quem frequentemente estava nas arquibancadas deixou de torcer pelo time, que sofre com diversos protestos ao longo dos últimos anos de torcedores que alegam terem sido abandonados em Itápolis

Leia Também:

Problemas de adaptação

A chegada na nova cidade causou incômodo aos residentes de Osasco, pois o time do Osasco Sporting, está jogando no Estádio José Liberatti onde os seus bancos de reserva estão sendo pintados de azul, substituindo a cor vermelha que remete ao Audax, outro clube de Osasco que ainda é mantedor do estádio.

Montanha-russa financeira

No ano de 2019, o Oeste FC quase foi vendido para o grupo Red Bull, que estava procurando um clube de São Paulo com vaga na primeira prateleira do campeonato estadual, mas as negociações encerraram.

A oferta era de cerca de R$45 milhões, e não foi finalizada pela intenção da empresa de levar o time para a cidade de Jundiaí, impasse que no fim acabou com o grupo gringo optando pela compra do Bragantino.

Campeão da Série C em 2012, o Oeste disputou por oito anos seguidos a Série B do Brasileirão, de 2013 a 2020, onde foi rebaixado na competição nacional e também no Campeonato Paulista. Desde 2023 o time não tem divisão nacional e atualmente só tem a Série A2 do estadual e a Copa Paulista, torneio que dá vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão.

O Rubrão entrou em processo de recuperação judicial no ano de 2025 e trabalha para elaborar um planejamento para pagar as dívidas já executadas, que giram em torno de R$3 milhões, valor que cobre ações cíveis e trabalhistas, o valor total não foi divulgado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

futebol Paulista História do Futebol mudança de identidade Oeste FC Osasco Sporting recuperação judicial

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Escudo do antigo Oeste FC
Play

Cantor ou jogador? Caio Alexandre “dá canja” em festa de casamento no Rio

Escudo do antigo Oeste FC
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Escudo do antigo Oeste FC
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

Escudo do antigo Oeste FC
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

x