Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

É A BAHIA!

Atletas baianos conquistam 11 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Bahia subiu ao pódio nas modalidades de natação, atletismo, tênis de mesa e badminton

Por Redação

02/12/2024 - 14:34 h
Davy Santos, campeão no atletismo
Davy Santos, campeão no atletismo -

Após mais uma grande participação nas Paralimpíadas Escolares, a delegação baiana retornou à Salvador neste fim de semana, com 11 medalhas conquistadas. A competição, que ocorreu em São Paulo, contou com mais de dois mil atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

O grande nome da edição foi Bárbara Britto, de 17 anos, atleta da natação, que recebe o apoio do Programa FazAtleta. Nas águas, a jequieense conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata nas quatro provas que disputou. Em sua 5ª etapa nacional, a atleta competiu nas provas de 100 m costas, 100m borboleta, 50m livre e 100 livre.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Bárbara Britto, campeã na natação
Bárbara Britto, campeã na natação | Foto: Divulgação/ Sudesb

“Essa é minha última paralimpíada escolar, já que no próximo ano estarei com 18 anos. Nos doze anos que representei a Bahia, conquistei um total de 14 medalhas. Acredito que cumpri bem meu papel e tenho muito orgulho de ter representado meu estado ao longo de todos esses anos, e espero seguir representando em outras competições, disse Bárbara, que integra a Seleção de Brasileira Juvenil.

Leia mais:
>>Travessia Mar Grande-Salvador: Evento de recordes e grandes histórias
>>Ceni critica atuação do Bahia: “A gente não merecia essa vitória”
>>Vitória tem a 8ª melhor campanha da Série A desde a chegada de Carpini

A sua técnica, a também atleta da paranatação Verônica Almeida, destaca a importância das Paralimpíadas Escolares. “É uma competição que fortalece muito o movimento paralímpico da Bahia e de todo o Brasil, ficando evidente o valor que tem o esporte na vida desses jovens. Dessa competição, saem os futuros atletas paralímpicos do nosso país”, enfatizou Verônica.

“Retornamos a Salvador com a certeza de mais uma etapa vencida não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo compromisso de cada um do grupo que formou nossa delegação paralímpica escolar – estudantes atletas, professores, técnicos de instituições que atuam com PCDs e do Governo do Estado e familiares”, destacou o professor Wilson Brito, chefe da delegação da Bahia.

Imagem ilustrativa da imagem Atletas baianos conquistam 11 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
| Foto: Divulgação/ Sudesb

Além de Babi, Davy Santos, do atletismo, também subiu ao pódio, conquistando um ouro e uma prata. Maria Rita, do badminton, somou um ouro, Samuel Costa, do tênis de mesa, garantiu dois bronze, Daniel Rios, de atletismo, conquistou uma prata e Luiz Otávio, do badminton , trouxe mais uma prata.

O diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Brandão destacou a importância do torneio para o paradesporto em todo o Brasil. “Retornamos para a Bahia com o entendimento e o compromisso de fortalecer o paradesporto em nosso estado. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Sudesb vem discutindo permanentemente as políticas de desporto escolar, e vamos intensificar essa parceria com vistas a ampliar a participação de nossos atletas paralímpicos nessa e em outras competições”, disse Wilton.

Imagem ilustrativa da imagem Atletas baianos conquistam 11 medalhas nas Paralimpíadas Escolares
| Foto: Divulgação/ Sudesb

Além dele, Adelmare Júnior, responsável pelo Núcleo da Sudesb, também acompanhou toda a competição na capital paulista, exaltando as conquistas, mas relembrou os desafios e destacou a necessidade de apoio. “Foi muito importante ver de perto mais uma vez essa competição. Assim como o diretor Wilson, retorno ainda mais empenhado em ampliar as políticas públicas do paradesporto em nosso estado. O desafio é enorme, mas com a participação e o trabalho conjunto do Estado e das instituições vamos superar os desafios e tornar mais representativo o paradesporto escolar baiano”, observa Júnior, que também é cadeirante.

Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação baiana viajou à capital paulista com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com apoio da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia FazAtleta Paralímpiadas escolares Salvador São Paulo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Davy Santos, campeão no atletismo
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Davy Santos, campeão no atletismo
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Davy Santos, campeão no atletismo
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Davy Santos, campeão no atletismo
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x