GOVERNANÇA NO FUTEBOL
Bahia e Vitória integram grupo da CBF para fair-play financeiro
CBF reúne 28 clubes e 8 federações para criar regras de sustentabilidade financeira no futebol brasileiro
Por Redação

Com o objetivo de criar uma nova era de governança e responsabilidade financeira no futebol nacional, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente a formação de um grupo de trabalho que ficará encarregado de elaborar o regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), popularmente conhecido como o fair-play financeiro do futebol brasileiro.
A iniciativa, que busca estabelecer diretrizes para garantir maior controle, estabilidade e transparência nas finanças de clubes e federações, foi formalizada na última sexta-feira, 26, por meio de portaria assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A primeira reunião do grupo já tem data marcada: será no dia 11 de agosto, às 10h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A expectativa é que a proposta final do regulamento seja apresentada até o dia 11 de novembro de 2025.
Representatividade nacional no processo
Ao todo, 28 clubes — incluindo Bahia e Vitória — e 8 federações estaduais participarão diretamente da construção do SSF, que será coordenado por Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF. A entidade destacou que 32 clubes se inscreveram voluntariamente para participar do processo, o que garantirá, segundo a própria CBF, “representatividade e pluralidade regional”.
Leia Também:
Estarão presentes clubes de diferentes divisões e modelos de gestão, incluindo tradicionais potências do futebol brasileiro como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio, Internacional e Atlético Mineiro, além de equipes organizadas como SAFs e emergentes no cenário nacional, como Mirassol, Ferroviária e Novorizontino.
Também estão confirmadas federações estaduais de Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.
Participação de especialistas
O grupo contará ainda com a presença de especialistas renomados em finanças, direito esportivo e governança corporativa. Entre os nomes já confirmados estão Pedro Daniel (consultor da Ernst & Young), o economista Cesar Grafietti, Caio Resende (diretor da CBF Academy), Alexandre Cordeiro (presidente do CADE), Pedro Trengrouse (advogado e professor), e Maria Daniela Borçatto (advogada da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF).
Segundo a CBF, o SSF será construído com base na colaboração entre clubes, federações e especialistas, e visa “a construção de regras que garantam maior transparência e estabilidade às finanças do futebol nacional”.
Veja os clubes participantes:
- Atlético Mineiro SAF
- Esporte Clube Bahia SAF
- Botafogo SAF
- Red Bull Bragantino Futebol Ltda.
- Ceará Sporting Club
- Sport Club Corinthians Paulista
- Cruzeiro Esporte Clube SAF
- Clube de Regatas do Flamengo
- Fluminense Football Club
- Fortaleza Esporte Clube
- Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
- Sport Club Internacional
- Esporte Clube Juventude
- Mirassol Futebol Clube
- Sociedade Esportiva Palmeiras
- Santos Futebol Clube
- São Paulo Futebol Clube
- Sport Club do Recife
- Vasco da Gama SAF
- Esporte Clube Vitória
- América Futebol Clube SAF
- Clube Athletico Paranaense
- Athletic Club Esportes SAF
- Avaí Futebol Clube
- Botafogo Futebol S/A
- Associação Chapecoense de Futebol
- Clube de Regatas Brasil
- Ferroviária SAF
- Goiás Esporte Clube
- Grêmio Novorizontino SAF
- Paysandu Sport Club
- Clube do Remo
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes