GRUPO CITY
Bahia mira vaga direta na Libertadores, mas mercado vira obstáculo
Tricolor pode quebrar recordes e ir à Libertadores, mas precisa agir no mercado para trazer peças pontuais, como goleiro
Por Rafael Tiago e Marcos Valença

A temporada de 2025 pode ser histórica para o Bahia na disputa em pontos corridos da Série A do Campeonato Brasileiro podendo bater recordes na pontuação, na colocação e garantindo uma vaga direta para fase de grupos da Copa Libertadores da América. Para isso acontecer faltam detalhes na visão de muitos analistas e torcedores que frequentam as cadeiras da Arena Fonte Nova: a contratação de reforços é a frase mais ecoada nos corredores da praça esportiva.
Para aumentar a apreensão dos tricolores, os adversários na Série A, praticamente todas as equipes, realizaram movimentação de mercado nesta janela de transferência, as exceções ficam por conta do Cruzeiro e Corinthians, que ainda não realizaram nenhum tipo de contratação, além, é claro, do Bahia.
Na arquibancada Tricolor, as posições para serem reforçadas já está na cabeça de todo torcedor. Goleiro, ponta esquerda, zagueiro e centroavante são as principais pedidas dos presentes na Arena Fonte Nova. Porém, a notícia não é tão positiva para a expectativa criada, segundo relato de Rogério Ceni após o empate contra o Sport, durante entrevista coletiva.

“Estamos tentando trazer jogadores. Desde antes da lesão do Pulga eu falo dessa situação, sabemos que precisamos. Mas o mercado está muito caro, é difícil conseguir essa peça sem estourar o orçamento. Mas estamos tentando. Na zaga ganhamos o retorno do Rezende, já nos deu mais estabilidade no banco. O que nos falta mesmo é essa peça para o lugar no Pulga. No mais, é seguir trabalhando. Vamos tentar fazer o que é melhor para o clube, mas temos limites”, justificou Ceni.
Durante a movimentação no atual mercado, o Esquadrão tentou as contratações de Robert Renan, que está no Zenit e concorre com outras equipes da Europa; Gustavo Nunes, mas não avançou com o Brentford; e o último nome especulado é do argentino Mateo Sanabria, pertencente para ao Al-Ain.
Lacunas no time de Rogério Ceni
Os questionamentos sobre contratações se tornaram mais constantes, principalmente, após as constantes falhas dos goleiros Marcos Felipe, que perdeu a posição, e de Ronaldo, atual titular. Danilo Fernandes, que não é mais utilizado por Ceni, é o terceiro goleiro. O nome mais forte até o momento é o do goleiro costa-riquenho Patrick Sequeira, mas o negócio esfriou.
Na defesa, com Kanu e Fredi, da base, lesionados, as opções ficaram reduzidas apenas a Gabriel Xavier, Ramos Mingo e David Duarte. Na lateral esquerda, com Iago Borduchhi sem convender, resta a Luciano Juba se sacrificar para segurar o longo calendário, até mesmo porque a outra opção, o jovem Zé Guilherme, tem ido ao banco mais ainda não ganhou minutagem com Ceni.

No ataque, já estava nítido o cansaço de Erick Pulga, que se lesionou. Sem um reserva para a posição, Rogério tem quebrado a cabeça para manter o esquema com dois pontas. Kayky, que seria uma opção, não rende bem pela esquerda, o que dificulda ainda mais a situação, e Ruan Pablo, promessa da base que também atua no setor, está lesionado e vai perder, inclusive, o Mundial Sub-17 - Dell foi convocado.
No comando de ataque, com Lucho Rodríguez querendo atuar como ponta direita ou segundo atacante, resta a William José ser o homem-gol, porém o time carece de um reserva para ele também.
Veja o mercado da bola dos times da Série A nesta janela
Atlético-MG
- Biel, atacante
Bahia
- Não contratou
Botafogo
- Barrera, meia
- Danilo, volante
- Kadu, lateral-direito
RB Bragantino
- Douglas Mendes, zagueiro (voltou de empréstimo do Salzburg)
- Gustavo Marques, zagueiro
- Bruninho, retornando
Ceará
- Vina, meio atacante
Corinthians
- Não contratou
Cruzeiro
- Não contratou
Flamengo
- Samuel Lino, atacante
- Emerson Royal, lateral-esquerdo
- Saúl Níguez, meia
- Carrascal, meia
- Jorginho, meia
Fluminense
- Agner, meia (retornando de empréstimo)
- John Kennedy, atacante (retornando de empréstimo)
- Soteldo, atacante
Fortaleza
- Weverson, lateral-esquerdo
- Vinicius Silvestre, goleiro
- Renato Paiva, treinador
- Barreiro, atacante
- José Herrera, atacante
Grêmio
- Carlos Vinicius, atacante
- Carballo, volante (retornando de empréstimo)
- Alex Santana, volante
- Balbuena, zagueiro
Internacional
- Richard Coelho, volante
- Alan Rodíguez - Volante
Juventude
- Rafael Bilu, atacante
- Lucas Fernandes, meia
- Marcelo Hermes, lateral-esquerdo
- Gabriel Veron , atacante
Mirassol
- Felipe Jonatan, lateral-esquerdo
- Carlos Eduardo, atacante
- Francisco da Costa, atacante
Palmeiras
- Ramón Sosa, atacante
- Khellven, lateral
Santos
- Mayke, lateral-direito
- Gustavo Caballero, atacante
- Wiliam Arão, volante
- Igor Vinícius, lateral-direito
Sport
- Ramon Menezes, zagueiro
- Matheusinho, meia
- Derik Lacerda, atacante
- Kevyson, lateral-esquerdo
- Pedro Augusto, volante
- Gabriel, goleiro
- Léo Pereira, atacante
São Paulo
- Ruan, zagueiro (retornando de empréstimo)
- Hernan Crespo, treinador
- Tapia, atacante
Vasco
- Thiago Mendes, volante
Vitória
- Rúben Ismael, meia
- Romarinho, atacante
- Cantalapiedra, atacante
- Renzo López, atacante
- Rúben Rodrigues, meia
- Thiago Couto, goleiro
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes