SÓ ASTRO
'Barbeiro do Bahia' conta bastidores, rotina e revela amizade com atletas
John Barber corta cabelos dos jogadores do Bahia há três anos
Por Gabriel Moura
A posição, função e qualidade dos atletas do Bahia pode até mudar, mas algo os une em campo: o cabelo 'na régua'. O responsável por isso é John Barber, responsável pelo atendimento da maioria dos atletas tricolores.
Nascido em Camaçari, Jonatha Guedes, 29, teve contato com as tesouras e navalhas desde cedo. Com mãe cabeleireira, ele iniciou na profissão aos 15 anos cortando o cabelo de amigos e familiares. Pouco depois conseguiu emprego em uma barbearia da cidade.
Após um período como empregado viu-se pronto para voos maiores. Primeiro arriscou uma parceria com um colega, mas não deu certo. Em seguida abriu seu salão na Gleba E, em Camaçari, e virou empresário, virou John Barber.
Leia também:
>> Lesionado, lateral do Botafogo deve não enfrentar o Bahia pela Série A
>> Bahia intensifica preparação para duelo contra o Botafogo
>> Bahia é adversário fácil? Everaldo rebate declarações de flamenguistas
Seu contato com o mundo futebolístico iniciou em 2019 com um amigo que era da base do Vitória. O 'brother' indicou John para os colegas de vestiário e o camaçariense passou a atender os atletas rubro negros até 2021.
Neste mesmo ano conheceu Júnior Capixaba, que atuava pelo Bahia. O novo cliente o levou para o lado tricolor, indicando-o para jogadores como Gilberto, o atacante.
Atualmente a clientela de John possui, dentre outros, Biel, De Pena, Jean Lucas, Gilberto (lateral), Marcos Felipe, Ademir, Cadu Santoro e até o recém-chegado Lucho.
“Tem sido uma experiência incrível pra mim, porque o Bahia é meu time de coração. Imagine você tá trabalhando com o time que você torce, o time que você vai ao estádio desde pequeno. Hoje posso estar perto dessa rapaziada, realizando meu sonho. Além de trabalhar e crescer na área que gosto. É muito gratificante para mim”, comemora John em entrevista ao Portal A TARDE.
Rotina
O barbeiro bate ponto na Cidade Tricolor, em Dias d'Ávila, duas vezes por semana para atender os atletas. Outra parte prefere que John se desloque até as casas dos jogadores para atendê-los.
“Alguns já vieram em minha barbearia, como Biel, Estupiñán e Ademir, mas a maioria prefere no CT ou em casa mesmo”, revela.
O preço cobrado também varia conforme a modalidade. Indo até o estabelecimento em Gleba E o preço é mais camarada, enquanto o delivery custa mais, por envolver deslocamento e a exclusividade do atendimento.
O que não muda é a data do corte: sempre antes dos jogos. Um dia antes de partidas em casa e dois quando o confronto é em outro estado. Tudo para garantir que os tricolores estejam 'alinhados' durante o momento de maior exposição midiática.
Amizade
Além da qualidade no corte, John oferece uma boa resenha de 'cortesia'. Por isso, mais que barbeiro, tornou-se amigos de atletas, especialmente Biel, Jean Lucas e De Pena. Essa relação já permitiu a realização do sonho do filho do cabeleireiro.
“Meu filho é muito fã de Biel. Consegui levá-lo para conhecer o atacante, que o presenteou com uma camisa. O menino ficou feliz da vida, contou para todos os coleguinhas na escola. Também teve um BaVi que ele entrou em campo com Biel. Isso é marcante para mim, ver a felicidade nos olhos do meu filho, fico emocionado”, lembra.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes