Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AÇÃO SOCIAL

Campeão mundial convoca atletas para doação de sangue na Hemoba

Ação acontece no Hemóvel e também no Hospital Santo Antônio

Téo Mazzoni e Valdomiro Neto

Por Téo Mazzoni e Valdomiro Neto

28/01/2026 - 9:37 h | Atualizada em 28/01/2026 - 9:58

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão
Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão -

A campanha de coleta de sangue “Esporte Solidário: Doando Vida no Verão”, promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) — autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) — em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está sendo realizada nesta quarta-feira, 28, no Hemóvel, localizado no estacionamento do Estádio de Pituaçu, no Portão Norte 2, das 8h às 17h.

A ação tem como objetivo reforçar os estoques do banco de sangue da Hemoba durante o período do verão, quando há aumento da demanda, especialmente em cidades que recebem festas e festivais. Voltada prioritariamente para o meio esportivo, a iniciativa contou com a presença de Bruno Jacob, atleta campeão mundial de jet ski na categoria moto surf, que conversou com o Portal A TARDE.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Bruno Jacob, atleta campeão mundial de jet ski na categoria moto surf
Bruno Jacob, atleta campeão mundial de jet ski na categoria moto surf | Foto: Valdomiro Neto / Ag. A TARDE

À reportagem, Jacob fez um convite a atletas, praticantes de diversas modalidades esportivas e à população em geral para participarem da campanha. “Eu já faço isso frequentemente e estou aqui hoje reforçando o convite para que vocês também venham participar. Com certeza, você irá salvar vidas com essa ação, e é muito simples”, afirmou.

Venham também, participem, ajudem e salvem vidas
Bruno Jacob - atleta campeão mundial de jet ski

A atleta de tênis Gabriela Balalá, de 17 anos, afirmou à reportagem que, desde muito cedo na carreira esportiva, aprendeu a importância da saúde e da manutenção de hábitos saudáveis. Segundo ela, o esporte vai além da competição e permite influenciar outras pessoas, como ocorre na ação “Esporte Solidário: Doando Vida no Verão”.

atleta de tênis Gabriela Balalá
atleta de tênis Gabriela Balalá | Foto: Valdomiro Neto / Ag. A TARDE

Muita gente não sabe, mas apenas uma bolsa de sangue pode atender de três a quatro pessoas. É um gesto muito empático, que muitas vezes não recebe a devida atenção, seja por falta de informação ou por não ser visto como algo importante”, afirmou a atleta.

Se você pode doar, você pode salvar vidas
Gabriela Balalá - atleta de tênis

Leia Também:

Também presente na ação, o diretor-geral em exercício da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Diogo Rios, destacou, em entrevista ao Portal A TARDE, que “se o esporte é vida, nada melhor para representar a vida do que a doação de sangue”.

diretor-geral em exercício da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Diogo Rios
diretor-geral em exercício da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Diogo Rios | Foto: Valdomiro Neto / Ag. A TARDE

“A gente sabe da importância do esporte para a saúde e do papel social que ele exerce dentro das comunidades. Este é o nosso segundo ano com essa ação em parceria com a Hemoba. Conseguimos penetrar nessa área de influência do esporte. As próprias federações aderem ao pleito e trazem tanto atletas quanto adeptos das modalidades específicas. E, principalmente, reforçam a ideia de que a doação de sangue precisa ser feita de forma contínua, e não esporádica”, afirmou o dirigente.

Doar sangue salva vidas, mas precisa ser um hábito permanente
Diogo Rios - diretor-geral em exercício da Sudesb

Não existe um mês específico para doar sangue, nem uma data única. Todo dia é dia, todo mês é mês. Durante o ano inteiro, precisamos manter essa chama acesa”, reforçou Diogo Rios.

Quem também falou ao Portal A TARDE foi Vanessa Lago, representante da Hemoba na ação. De acordo com ela, “todos os tipos de sangue são importantes para salvar vidas. Seja A, B ou O, todos são essenciais”.

“Os estoques de sangue da Hemoba precisam estar constantemente abastecidos. Neste período de festas, com muitas pessoas nas estradas, a demanda aumenta, e por isso precisamos reforçar nossos estoques para conseguir atender a população”, reforçou.

Vanessa Lago, representante da Hemoba
Vanessa Lago, representante da Hemoba | Foto: Valdomiro Neto / Ag. A TARDE

Segundo Vanessa, o engajamento dos atletas, especialmente durante o Carnaval e as festas de verão, tem impacto positivo nas campanhas. “Eles dão visibilidade às ações, incentivam as pessoas a comparecerem e estimulam novos doadores a participarem".

Como parte da mobilização, e com o objetivo de atender principalmente os moradores da Cidade Baixa e alunos do projeto Núcleos de Esportes de Lutas e Combate, do Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, a doação também acontece na unidade da Hemoba no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. O código da ação da Sudesb é 0270 – Esporte Solidário: Doando Vida.

Condições para doar

Podem doar pessoas com idade entre 17 e 69 anos e peso mínimo de 50 kg. Candidatos com 69 anos só podem doar caso a primeira doação tenha sido realizada antes dos 60 anos. Menores de idade (16 e 17 anos) devem estar acompanhados pelos responsáveis legais.

No momento do atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e passar por uma triagem clínica e hematológica, que inclui entrevista sobre condições de saúde, viagens recentes e uso de medicamentos, além de avaliação da temperatura corporal, pulso e pressão arterial. Também é realizada a coleta de uma pequena amostra de sangue para teste de anemia.

O candidato deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, além de estar descansado e em boas condições de saúde. No dia da coleta, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, nem fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Para o público esportivo, a Hemoba orienta que atletas e demais doadores evitem a prática de atividade física imediatamente antes da doação e por cerca de 12 horas após a coleta, especialmente com o braço utilizado no procedimento.

A unidade móvel da Hemoba tem capacidade para atender simultaneamente até quatro candidatos. A estrutura organizada para receber o público conta com áreas cobertas e atuação conjunta entre os órgãos envolvidos, garantindo conforto, segurança e orientações adequadas. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Hemoba Setre sudes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão
Play

Vídeo: grave acidente mata sete torcedores que viajavam para jogo

Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão
Play

Ex-xodó do Bahia fracassa na Europa e volta ao Brasil para atuar em time modesto

Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão
Play

Jogadores fantasiados de "Homem-Aranha" curtem festa em Salvador

Campanha “Esporte Solidário” busca reforçar estoques no verão
Play

VÍDEO: Jogadores do Fortaleza se envolvem em briga com vizinhos

x