Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

STU

Com medalhista olímpico, Porto Seguro recebe etapa do Skate Total Urbe

STU começa nesta sexta-feira, 6, e se estende até domingo, 8

Beatriz Amorim

Por Beatriz Amorim

03/09/2024 - 17:00 h | Atualizada em 04/09/2024 - 13:54
Manobra em edição do STU
Manobra em edição do STU -

Em ano olímpico, Porto Seguro receberá a 4ª edição do Skate Total Urbe, maior evento de cultura urbana do mundo, que contará com a presença de atletas que participaram das Olimpíadas. Entre os dias 6 e 8 de setembro, a cidade histórica no sul da Bahia será palco das competições das modalidades Street e Park e shows de grandes nomes da música.

Com o crescimento do skate no país, o evento fomentará ainda mais a modalidade, incentivando a prática e o consumo. Para isso, terá a presença de Pedro Barros, medalhista de prata nos Jogos de Tóquio, além de Isadora Pacheco, que disputou a edição deste ano, em Paris.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia mais:
>> Rayssa Leal desfila em carro de Bombeiros e vai à escola
>> Akio e Raicca Ventura mostram manobras de skate para Lula no Planalto

Para receber os 72 nomes que correm cada etapa, sendo 36 na modalidade Street e 36 na modalidade Park, divididos em 12 skatistas no feminino e 24 no masculino, Porto Seguro apresentará pistas revitalizadas, localizadas na Orla Norte, no Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, que abrange uma área de aproximadamente 1.750m².

O espaço é dividido em dois: a Street Plaza, com suas rampas, escadas e corrimãos, e o Super Park, o 'bowl' onde os skatistas voam com aéreos e manobras radicais. Na pista de Street destaca-se a utilização de pigmentação no concreto e a execução, por exemplo, de um obstáculo escultórico em formato de 'pena', fazendo homenagem à cultura indígena brasileira. Estes elementos buscam tornar o espaço mais animado e lúdico, fugindo do rótulo de pistas de skate como áreas cinzas e frias.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por STU (@skatetotalurbe)

Já o desenho do Super Park teve a participação ativa dos skatistas locais durante o processo do projeto, com opiniões e sugestões compatíveis com o perfil do skate da região. Fred Cheiuche, arquiteto da Spot, afirma que essa troca é fundamental no momento de desenhar qualquer pista e colocar tudo no papel, respeitando e explorando a cultura e o costume locais.

“O skate é uma ferramenta de inclusão social, tem uma dinâmica muito atraente, principalmente para o público infanto-juvenil. E, naturalmente, tem o poder de transformar a sociedade onde há pista instaurada, estimulando regiões vizinhas a seguirem o mesmo caminho. Esse nosso trabalho de projetar e construir pistas em diversas localidades num país continental como o Brasil nos permite conhecer todas as culturas e diversidades que o país oferece”, contou.

Esta será a quarta etapa do evento, que também já passou por Florianópolis, em fevereiro, Criciúma, em março, e Porto Alegre, em abril. Após uma pausa de quatro meses, por causa dos Jogos Olímpicos, a disputa volta a todo vapor em um dos cenários mais emblemáticos do país.

Pista da skate em edição do STU
Pista da skate em edição do STU | Foto: Divulgação

A competição é dividida em quatro categorias, sendo feminino e masculino no skate street e no park. Atualmente, Ivan Monteiro e Isabelly Ávila lideram no street, enquanto Kalani Koling e Sofia Godoy são os primeiros do park.

Na etapa de Porto Seguro, o STU também contará com o skate paralímpico. Entre os confirmados, está Nando Araujo, o skatista cego, que ficou conhecido nas redes sociais pelas belas manobras, mesmo tendo deficiência visual e sendo auxiliado por uma bengala branca.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

olimpiadas porto seguro skate Skate Park Skate Street skate total urbe

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Manobra em edição do STU
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

Manobra em edição do STU
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Manobra em edição do STU
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Manobra em edição do STU
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x