ALTERNATIVAS
Bahia: saiba quem pode assumir a titularidade na vaga de Everton Ribeiro
Treinador do Tricolor, Rogério Ceni terá uma semana para decidir substituto do meia
Por Lucas Vilas Boas

Camisa 10 e capitão do Bahia, o meio-campista Everton Ribeiro desfalcará o Tricolor pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro da Série A. O atleta, que cumprirá suspensão automática por levar o terceiro cartão amarelo, provocou uma dúvida inédita para o treinador Rogério Ceni: quem assumirá a vaga do meia no time titular?
Leia mais:
>> "Nenhuma orientação especial", diz Cauly sobre Ceni cobrar mudanças
>> Bahia divulga programação da semana para duelo diante do Flamengo
>> Sem Everton, Ceni busca solução no elenco; saiba quem larga na frente
Everton Ribeiro, portanto, ficará de fora do quarto jogo entre Bahia e Flamengo nesta temporada. O jogador, que deixou o Rubro-Negro para assinar com o Tricolor no início do ano, esteve em campo nas outras três partidas - uma válida pelo Brasileirão e duas pelas quartas de finais da Copa do Brasil - contra o clube carioca, que inclusive terminaram em vitórias do Urubu.

A solução imediata caso o comandante do Tricolor opte por manter a mesma formação utilizada nos últimos jogos é o uruguaio Carlos de Pena, que geralmente é a primeira opção do meio-campo a sair do banco de reservas. O jogador inclusive entrou na vitória por 1 a 0 contra o Criciúma, neste domingo, 29, na Arena Fonte Nova.
Aos 32 anos, De Pena chegou ao Tricolor a custo zero e vem sendo utilizado por Rogério Ceni desde o começo do Campeonato Brasileiro como alternativa no banco de reservas. Canhoto, o uruguaio é a opção no elenco do Bahia que possui as características mais semelhantes em relação a Everton Ribeiro. Com a camisa azul, vermelha e branca, o atleta tem 31 jogos, um gol e quatro assistências.
Após o jogo contra o Criciúma, o uruguaio chegou a falar sobre a possibilidade estar entre os 11 iniciais no jogo contra o Flamengo. "Me sinto preparado. Normalmente eu entrava sempre no lugar do Everton, nos jogos em que ele começou de titular, mas a decisão é sempre do treinador".

Para manter um time mais conservador e evitar grandes mudanças na equipe titular, Rogério Ceni também conta o meio-campista Yago Felipe como opção, embora o volante tenha menos minutos em relação ao uruguaio. No Bahia desde 2023, o jogador de 29 anos entrou em apenas quatro dos últimos 15 jogos do Tricolor na temporada.

No entanto, caso queira alternativas com características ofensivas, Ceni pode utilizar um time diferente do que jogou na temporada: com três atacantes. Nesse caso, o uruguaio Luciano Rodríguez pode ser um dos cotados para a assumir a titularidade.
A maior contratação da história do Bahia, 'Lucho' custou cerca de R$ 65,3 milhões e também vem sendo uma opção do banco de reservas nos últimos jogos da equipe baiana. O torcedor tricolor inclusive tem se movimentado para pedir mais minutos da jovem promessa no time titular, que começou entre os 11 iniciais em apenas uma partida em 2024. No Esquadrão, o atacante entrou em campo 12 vezes e marcou dois gols.

Além do uruguaio, o ponta Ademir também pode aparecer em campo caso Rogério Ceni opte por um time com mais velocidade. No Bahia desde a temporada passada, o atacante é figurinha carimbada no segundo tempo do Tricolor e, em 2024, fez 45 jogos, marcou quatro gols e deu cinco assistências.

Por fim, Rafael Ratão pode ser mais uma alternativa no ataque caso Ceni prefira uma opção com imposição física, mas também sem perder muito em velocidade. O atacante, que ganhou minutos nas últimas rodadas do Brasileirão, também é constantemente utilizado após o intervalo dos jogos do Bahia. Com 31 jogos pelo Tricolor na temporada, Ratão marcou seis gols e distribuiu duas assistências.

O comandante do Esquadrão de Aço terá uma semana para confirmar o substituto do meia Everton Ribeiro, visando o duelo contra o Flamengo, marcado para o próximo sábado, 5, às 19h, na Arena Fonte Nova, válido pela 29ª rodada do Brasileirão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes