Busca interna do iBahia
HOME > esportes > E.C.BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

GLÓRIA ETERNA!

Libertadores: veja retrospecto do Bahia contra o 'Grupo da Morte'

Esquadrão conheceu seus adversários nesta segunda-feira, 17

Téo Mazzoni

Por Téo Mazzoni

18/03/2025 - 7:49 h
Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025
Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025 -

Na noite desta segunda-feira, 17, milhares de torcedores tricolores puderam vivenciar a ansiedade de acompanhar o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores. Após 36 anos de ausência, o Esporte Clube Bahia caiu no grupo F do torneio, ao lado de Nacional, do Uruguai, Internacional e Atlético Nacional, da Colômbia, três campeões da competição. Apesar de ser considerado o ‘Grupo da Morte’ da edição de 2025 da Glória Eterna, o Esquadrão conhece bem seus adversários.

O Internacional dispensa apresentações. Isso porque o Tricolor de Aço tem uma história longa contra a equipe de Porto Alegre: são 60 jogos entre as equipes, sendo 12 vitórias do Bahia, 16 empates e 32 triunfos do Colorado. O retrospecto não é positivo, mas o torcedor tricolor pode se apegar ao maior triunfo da história do duelo — o título brasileiro de 1988. O Tricolor Baiano sagrou-se campeão nacional sobre o Internacional, em pleno Beira-Rio.

Tudo sobre E.C.Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O título deu ao Bahia uma vaga na Libertadores de 1989, onde as duas equipes novamente se encontraram, desta vez na fase de grupos, com o Esquadrão novamente saindo vencedor, nos dois confrontos, tanto em Salvador, quanto em Porto Alegre. No entanto, quando se enfrentaram nas quartas de final daquela mesma edição da competição, foi o Tricolor de Aço que levou a pior. O Internacional venceu o primeiro jogo na capital do Rio Grande do Sul, e na volta, a Fonte Nova estava em condições lastimáveis para uma partida de futebol, devido a um forte temporal que atingiu as terras soteropolitanas, mas ainda assim a bola rolou, ou melhor, ‘boiou’. O jogo terminou 0 a 0, e o Colorado avançou às semifinais.

Contra Nacional e Atlético Nacional a história é mais tímida, mas existe. Também em uma competição internacional, o Bahia enfrentou os colombianos nas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2013, quando a competição ainda era disputada apenas em fase mata-mata. Na ocasião, o Tricolor de Aço foi derrotado pelo placar mínimo no Estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, e na volta, na Arena Fonte Nova, aplicou o mesmo placar: 1 a 0. No entanto, não foi o suficiente para classificar, levando a partida nos pênaltis, onde ‘Los Verdolagas’ levaram a melhor e avançaram para as quartas de final. Contra o Nacional, o Esquadrão jogou a Copa Renner de 1997, torneio disputado no Recife, em Pernambuco, envolvendo os quatro clubes que eram patrocinados pelas Tintas Renner (Bahia, Sport, Nacional e Cerro Porteño). O Bahia eliminou os uruguaios ao vencer por 4 a 1.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Atlético Nacional Atlético Nacional x Bahia Bahia bahia na libertadores Beira-Rio clubes campeões confrontos históricos Copa Libertadores 2025 Esporte Clube Bahia fase de grupos Fonte Nova Futebol Sul-Americano Grupo da morte história do Bahia internacional Internacional x Bahia libertadores Nacional-URU Nacional-URU x Bahia retrospecto do Bahia torneio continental Tricolor de Aço

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025
Play

Final Ba-Vi Feminino: gramado da Fonte Nova causa estranhamento; veja

Bahia caiuno ‘Grupo da Morte’ na Libertadores 2025
Play

Torcedores do Bahia 'surfam' em ônibus e prefeitura promete resposta dura

x