FAZENDO CONTA
Veja quantos pontos o Bahia precisa fazer para alcançar a pré-Liberta
Com 8 jogos restantes, Bahia precisa superar marca histórica para alcançar vaga na Libertadores
Por Bruno Dias e Da Redação / Portal A TARDE
Em busca de garantir uma vaga na próxima edição da Libertadores, o Bahia se encontra na briga pelo topo da tabela de classificação da Série A do Brasileirão de 2024. Para alcançar esse objetivo, o Tricolor de Aço precisará superar seus próprios limites e fazer história na reta final da competição.
Após um empate em 1 a 1 contra o Cruzeiro na última sexta-feira, 18, a equipe baiana tem mais oito desafios pela frente até o fim da elite nacional. Dentre os confrontos, o Bahia enfrentará São Paulo, Palmeiras, Athletico-PR e Atlético-GO em casa, enquanto visitará Vasco, Juventude, Cuiabá e Corinthians fora de seus domínios.
O time comandado por Rogério Ceni precisará não apenas superar suas próprias expectativas, mas também a melhor campanha do clube em pontos corridos, registrada em 2017, quando o Bahia somou 50 pontos em 38 rodadas e terminou na 12ª colocação. Segundo estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação daquele ano não garantiria uma vaga na pré-Libertadores, já que a equipe teria apenas 0,004% de chances de classificação.
Para alcançar a pré-Libertadores, o Esquadrão de Aço precisa atingir pelo menos 64 pontos, o que garantiria 99% de chances de participação, de acordo com os dados da UFMG. Atualmente, o clube conta com 46 pontos e precisaria vencer seis dos oito jogos restantes para alcançar a meta projetada.
Leia mais:
>> Vitória ultrapassa Bahia e tem a 8ª melhor campanha do returno
>> Lucho Rodriguez supera titulares e tem a melhor média de gols do Bahia
>> Bahia terá semana cheia de preparação para enfrentar o Vasco
Histórico do G-6
Historicamente, desde a implementação do G-6 no Campeonato Brasileiro, a pontuação mínima para garantir uma vaga na pré-Libertadores foi de 56 pontos, alcançada em 2017 pelo Flamengo e em 2021 pelo Red Bull Bragantino, que terminaram o campeonato na 6ª posição. A média de pontos necessária para o 6º lugar desde a criação do G-6 em 2016 é de aproximadamente 58 pontos.
Com 46 pontos atualmente, e 24 ainda em disputa, o Bahia precisaria conquistar ao menos 14 pontos para assegurar 90% de probabilidade de classificação à Libertadores de 2025, conforme os dados da UFMG. Atualmente, a equipe tem apenas 31% de chance de disputar a principal competição continental da América do Sul na próxima temporada.
Ajuda dos rivais
Vale lembrar que com a disputa das copas nacionais e internacionais, o Tricolor de Aço poderá contar com uma 'ajudinha' dos rivais para voltar a disputar Libertadores, após 35 anos de híato. Isso porque o Flamengo (4º no BR24) está na final da Copa do Brasil, e caso conquiste o título sobre o Atlético-MG, abrirá uma nova vaga ao torneio continental. Além disso, com Botafogo (1º no BR24) na semifinal da Libertadores, e Cruzeiro (8º no BR24) também nas semis da Sul-Americana, novas vagas via Brasileirão podem ser criadas em caso de título dos respectivos times citados.
Próximo jogo
O próximo desafio do Esquadrão será contra o Vasco, no dia 28, uma segunda-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h, no São Januário.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes