LIVRE DA QUEDA?
Visando a Liberta, Bahia pode alcançar feito inédito no Brasileirão
Bahia pode garantir permanência na Série A com vitória sobre o Criciúma, alcançando 45 pontos e reduzindo drasticamente as chances de rebaixamento
Por Téo Mazzoni
No Campeonato Brasileiro de 2024, o Esporte Clube Bahia em nenhum momento fez menção de que iria disputar na parte de baixo da tabela. Muito pelo contrário. Na atual temporada, o Esquadrão passou o campeonato praticamente todo na parte mais alta da classificação. A pior posição do time nesta edição do certame foi a 18ª colocação, quando foi derrotado pelo Internacional, na 1ª rodada.
Com o foco voltado para um possível retorno à Libertadores — tido por Rogério Ceni como principal objetivo da temporada —, o Tricolor de Aço pode alcançar um feito inédito contra o Criciúma, neste domingo, 29. Com a proximidade do fim do Brasileirão, em caso de triunfo azul, vermelho e branco, a probabilidade de descenso do Bahia será praticamente liquidada.
Leia mais:
>> Após goleada, Bahia inicia preparação para enfrentar o Criciúma
>> Jogos atrasados podem alterar posição no Bahia no Brasileirão; entenda
>> Bahia reforça base com joia de 7 anos chamada de 'novo Messi'
Isso porque com 42 pontos conquistados, a equipe comandada por Rogério Ceni chegaria aos 45 pontos, considerado o ‘número mágico’ para escapar da segunda divisão. De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com essa pontuação, a probabilidade de rebaixamento é de apenas 2,6%. Atualmente na 6ª posição do campeonato, o Bahia possui 0,007% de chance de queda. Nas últimas cinco edições, nenhuma equipe com 45 ou mais pontos caiu para a Série B.
Caso se concretize, essa será a primeira vez na história, desde a implementação dos pontos corridos, que o Esquadrão estaria matematicamente livre da queda com dez rodadas de antecedência.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes