LUTA PELA PERMANÊNCIA
Embolou tudo! Vitória reage e Z-4 vira drama para metade da Série A
Rubro-Negro engata sequência positiva, iguala pontuação com o Santos e reacende a briga pela permanência na elite

Por Lucas Vilas Boas

A luta contra o rebaixamento do Brasileirão ganhou novos capítulos após o triunfo do Bahia sobre o Internacional, na última quarta-feira, 22, que impediu a reação do Colorado e o manteve como concorrente direto do Vitória para se afastar do Z-4. O Rubro-Negro vê vários clubes se complicando ao longo do torneio e, mesmo entre os quatro piores colocados e com um jogo a mais que alguns times, está muito vivo pela permanência na Série A.
O Leão possui o segundo melhor aproveitamento (43,3%) no segundo turno da competição entre todos os concorrentes diretos — empatado com o Ceará, apenas atrás do Grêmio (50%) — e, se mantiver a campanha, certamente não será rebaixado ao final do torneio.
Afundado na tabela do returno, o Atlético-MG seria o quarto clube (ao lado de Sport, Fortaleza e Juventude) que não alcançaria a marca dos 45 pontos).
Com apenas duas vitórias nos últimos dez jogos no Brasileirão, o Galo possui um aproveitamento de 20% no 2º turno e, ainda por cima, é um dos clubes na luta que mais terá confrontos diretos pela frente. Até o final do torneio, o Atlético vai encarar o Ceará, Internacional, Sport, Fortaleza e Bragantino — equipes que também estão ameaçadas pelo rebaixamento.
Tabela dos clubes que estão briga para se afastar do Z-4

O drama santista
Outro caso complicado é o do Santos, que está empatado com o Vitória em número de pontos (mesmo com um jogo a mais). Sem Neymar, seu melhor jogador, à disposição por tempo indeterminado, o Peixe também venceu apenas duas das últimas dez rodadas e enfrentará adversários que brigam no topo da tabela nos seus próximos compromissos.
O time paulista enfrentará o Palmeiras (duas vezes), Flamengo, Botafogo, Internacional e Mirassol até o final do Brasileirão, consolidado a sua tabela como uma das mais difíceis entre todos os concorrentes.

Atual décimo colocado, o Bragantino vem se complicando no returno e também se vê ameaçado mesmo estando há cinco pontos de diferença em relação ao Vitória.
O Massa Bruta também terá cinco confrontos diretos pela frente (Corinthians, Vitória, Fortaleza, Atlético-MG e Internacional). Apesar de todos serem em Bragança Paulista, na sua casa, o clube possui a sexta pior campanha como mandante no torneio e, com apenas dois triunfos nos últimos dez jogos, ainda não se vê aliviado na luta contra o rebaixamento.
Chances de rebaixamento de acordo com a UFMG
- Sport - 99.8%;
- Fortaleza - 90.4%;
- Juventude - 89.4%;
- Vitória - 43.6%;
- Santos - 34.5%;
- Atlético-MG - 12.8%;
- Internacional - 7.5%;
- Ceará - 6.3%;
- Corinthians - 5.1%;
- Bragantino - 4.7%;
- Grêmio - 4.0%.
Tabela do Brasileirão
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



