PROBABILIDADES
Após derrota, chance do Bahia permanecer na Série A cai para 59%
Chance de garantir uma vaga na Sul-Americana em 2024 é de apenas 13,9%
Por Lincoln Oriaj
A derrota da última segunda-feira, 18, diante do Santos, recolocou o Bahia em uma situação desconfortável na tabela do Brasileirão. Apenas um ponto separa o Tricolor do Peixe, que é o primeiro time dentro do Z-4. A chance de permanência na Série A, que era de quase 80% ao fim da rodada 23, caiu para 59%.
Os números são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mostram também que o Bahia tem 13,9% de chance de se classificar para a Copa Sul-Americana em 2024.
Na era dos pontos corridos com 20 clubes, nunca nenhum time foi rebaixado no Brasileirão com 46 pontos. Para chegar a essa pontuação, o Bahia precisará de um aproveitamento de 50% nas rodadas que ainda restam. Ou seja, somar 21 dos 42 pontos em disputa até a última rodada. O aproveitamento atual é de 34%.
A missão do técnico Rogério Ceni é bem clara, evitar o rebaixamento tricolor. Após dois jogos em cinco dias, o novo comandante tem pela frente uma semana e meia para preparar o time até o próximo confronto, contra o Flamengo, no Maracanã, às 16h do dia 30 de setembro.
"Temos que nos preparar melhor, evoluir principalmente nas bolas paradas. Não podemos ceder dois gols de forma parecida, trabalhar bastante isso. Minha responsabilidade é fazer com que a equipe evolua nesse sentido. Teremos oito, nove treinamentos para chegar nesse jogo e, depois, contra o Goiás. Uma pena não chegar a essa vitória para o Bahia respirar mais aliviado", disse Ceni em entrevista coletiva após o jogo contra o Santos.
Chances de permanência na Série A do Brasileirão:
Corinthians: 84,9%
Goiás: 73%
Bahia: 59%
Vasco: 50,7%
Santos: 46,3%
América-MG: 10,6%
Coritiba: 6,4%
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes