FIFA
Estádios perderão seus nomes durante a Copa do Mundo; entenda
A Fifa determinou que os estádios da Copa serão renomeados de acordo com suas cidades

Por Marina Branco

A Copa do Mundo está se aproximando e, dividida em três países-sede diferentes, tomará diversos estádios pela América. No entanto, muitos deles receberão uma imagem "repaginada" para o Mundial de 2026.
A Fifa decidiu que a maioria dos estádios da Copa não utilizará seus nomes comerciais durante o torneio. Ao todo, 14 das 16 arenas terão nomes provisórios, adotados exclusivamente para o período da competição.
Dentre todos os que serão utilizados, só dois locais manterão seus nomes originais - o Estádio Azteca, no México, e o BC Place, no Canadá.
Leia Também:
Mas essa determinação não é incomum: a medida segue uma política histórica da entidade, e tem motivação comercial. A Fifa não permite a exposição de marcas que não façam parte do seu quadro oficial de patrocinadores, classificando o uso de naming rights externos como prática de "marketing de emboscada".
Isso significa que, já que os nomes dos estádios são repetidos em transmissões, conteúdos oficiais e produtos licenciados, as empresas que os patrocinam e não fazem parte da Copa receberiam uma visibilidade indevida.
Por isso, as arenas passarão a ser identificadas por nomes genéricos, simplesmente com o nome da cidade em que estão localizadas. A mesma lógica será aplicada a todos os estádios localizados nos Estados Unidos, país que concentra 11 das 16 sedes da Copa.
Mas por que isso não aconteceu no Mundial?
Mesmo sendo uma regra geral, a padronização não foi aplicada no Mundial de Clubes, disputado recentemente nos Estados Unidos, apesar de também ser organizado pela Fifa. Naquele torneio, os estádios mantiveram seus nomes comerciais, sem que a entidade explicasse oficialmente a diferença de critérios.
A distinção está ligada ao tratamento dado às seleções nacionais. Em competições entre países, a Fifa adota regras mais rígidas de controle de marcas, incluindo restrições severas a patrocínios em uniformes e imagens oficiais.
Já no Mundial de Clubes, houve apenas limitação no número de patrocinadores exibidos nas camisas, sem interferência direta nos naming rights das arenas.
Estádios que terão nomes alterados na Copa de 2026
- Mercedes-Benz Stadium → Estádio de Atlanta
- Gillette Stadium → Estádio de Boston
- AT&T Stadium → Estádio de Dallas
- Estádio Akron → Estádio Guadalajara
- Estádio BBVA → Estádio Monterrey
- NRG Stadium → Estádio de Houston
- GEHA Field at Arrowhead → Estádio de Kansas City
- SoFi Stadium → Estádio de Los Angeles
- Hard Rock Stadium → Estádio de Miami
- MetLife Stadium → Estádio de Nova York e Nova Jersey
- Lincoln Financial Field → Estádio da Filadélfia
- Levi’s Stadium → Estádio de San Francisco e área da Baía
- Lumen Field → Estádio de Seattle
Estádios que manterão o nome original
- BC Place (Vancouver, Canadá)
- Estádio Azteca (Cidade do México, México)
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



