Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JOGOS OLÍMPICOS

Fabi Alvim exalta vôlei feminino e relembra desafio com Ana Marcela

Bi-campeã olímpica de vôlei concedeu entrevista exclusiva ao Portal A TARDE

Lucas Vilas Boas e Beatriz Amorim

Por Lucas Vilas Boas e Beatriz Amorim

15/04/2025 - 16:50 h
Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei -

O II Fórum Mulher no Esporte, realizado nesta terça-feira, 15, no Rio de Janeiro, reuniu grandes nomes do esporte nacional para debater a representatividade fora das quadras. Dentre os destaques do evento, a bicampeã olímpica de vôlei Fabiana Alvim compartilhou momentos marcantes da sua carriera e relembrou um episódio ao lado da nadadora baiana Ana Marcela Cunha, seis vezes eleita a melhor do mundo nas águas abertas.

Em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, Fabi contou que o primeiro contato com a natação aconteceu apenas aos 38 anos de idade, e foi justamente acompanhada da campeã mundial. Sem nunca ter feito uma aula do esporte, a ex-líbero se lançou ao desafio de nadar 1 km no evento “Rei e Rainha do Mar”.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

"Eu nunca fiz uma aula de natação e eu caí na piscina pela primeira vez aos 38 anos e eu tenho 45. Resolvi aceitar um desafio de fazer um Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro e tinha uma atleta que já tinha colecionado títulos mundiais e resolveu ir comigo. Então eu nadei 1km com a Ana Marcela Cunha, essa baiana retada, e me ajudou a completar a prova e esse desafio pessoal de quem nunca tinha nadado, e nadar 1 km, só de lembrar me emociona. Quando terminou eu convidei ela para tomar um café, mas ela disse que ia nadar os 10 mil."

Imagem ilustrativa da imagem Fabi Alvim exalta vôlei feminino e relembra desafio com Ana Marcela
| Foto: Rafael Honório | GE

A ex-atleta também ressaltou a importância de relembrar as origens do esporte feminino brasileiro e as pioneiras que abriram caminho, como Isabel e Jaqueline, nas Olimpíadas de Moscou, em 1980. Segundo ela, esse passado inspira a nova geração do esporte.

“A gente sempre que fala de medalha olímpica e em participações de Jogos Olímpicos a gente sempre tem que lembrar da primeira, em 1980, quando o esporte feminino vivia um outro cenário, com pouquíssimo investimento, lá em Moscou, onde a gente sempre teve Isabel, Jaqueline. Nós tínhamos uma dificuldade imensa de ganhar aqui no nosso continente e fomos para aqueles Jogos Olímpicos, dali pra frente só vimos o voleibol feminino crescer.”

A campeã ainda refletiu sobre a capacidade do vôlei de inspirar jovens atletas, com renovação constante de ídolos. Para ela, nomes como Gabi, atual capitã da seleção feminina, são o espelho dessa nova geração.

“O mais legal é que o vôlei de modo geral é um esporte que acabou se tornando muito linear, desperta o interesse das crianças, o atleta pequeno vê os jogadores subindo ao pódio e quer ser um deles ou delas, essa linearidade que o vôlei tem nos Jogos Olímpicos acaba ajudando nessa rota, de ter sempre atletas inovando no Brasil", comentou.

“A expectativa é que o Brasil suba sempre ao pódio. Ver novos ídolos surgindo, como a Gabi, que chegou tão novinha e está aí desde 2013, é muito simbólico. Evito falar de medalha porque sei o quanto é difícil conquistar uma de ouro, mas quero ver as jogadoras defendendo com orgulho a Seleção Brasileira", concluiu.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Ana Marcela Cunha Fabiana Alvin II Fórum Mulher no Esporte

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Fabian Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x