AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 volta a ter 11 equipes no grid a partir de 2026
GM/Cadillac tem acordo para entrada no Mundial e fabricará motores próprios a partir de 2028
Por Redação
Após quase uma década, a Fórmula 1 voltará a contar com 11 equipes no grid. Nesta segunda-feira, 25, a categoria confirmou um acordo com a General Motors para a entrada da Cadillac no Mundial a partir de 2026. A iniciativa marca a chegada da tradicional montadora americana ao esporte, em um projeto que prevê, a partir de 2028, a fabricação de motores próprios para suas operações na F1.
A inclusão da GM/Cadillac é resultado de intensas negociações que se intensificaram ao longo de 2024, após a rejeição da candidatura da Andretti no início do ano. A Fórmula 1 destacou os progressos alcançados pela General Motors e sua parceira TWG Global, expressando entusiasmo com a entrada da equipe americana.
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“Com os contínuos planos de crescimento nos Estados Unidos, sempre acreditamos que receber uma marca como a GM/Cadillac ao grid e a GM como futura montadora poderia trazer valor e interesse ao esporte. Estamos animados para seguir em frente com o processo de inscrição para a equipe GM/Cadillac entrar no Campeonato em 2026”, declarou Greg Maffey, diretor-executivo da Liberty Media, proprietária da Fórmula 1.
Retomada do projeto Andretti
O novo time representa uma continuidade do projeto da Andretti, que enfrentou um revés em janeiro de 2024, quando teve sua candidatura rejeitada na fase final do processo seletivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Apesar do resultado, a equipe manteve seus planos de expansão, anunciando a construção de uma subsede em Silverstone, na Inglaterra, e avançando com a obra de sua nova base em Fishers, Indiana, nos Estados Unidos.
Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da Fórmula 1, celebrou o comprometimento da General Motors e da Cadillac com o projeto. “O comprometimento da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento desta aplicação, certos da colaboração e do apoio total de todas as partes envolvidas”, afirmou.
A entrada da Cadillac reflete o crescente interesse da Fórmula 1 no mercado norte-americano, especialmente após o sucesso dos GPs realizados no país e do impacto cultural da série ‘Drive to Survive’. Com isso, a categoria espera ampliar sua relevância global e atrair novos fãs para o esporte.
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