Busca interna do iBahia
HOME > esportes > FUTEBOL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

RACISMO

CBF cobra da Conmebol medidas mais duras contra o racismo no futebol

Entidade critica punições leves da Conmebol

Redação

Por Redação

21/03/2025 - 12:15 h
Sede da CBF, no Rio de Janeiro
Sede da CBF, no Rio de Janeiro -

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou, na última quinta-feira, 20, um ofício à Conmebol, cobrando ações mais enérgicas no combate ao racismo nas competições sul-americanas, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. O documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, critica diretamente a postura da entidade sul-americana em relação à punição do Cerro Porteño, clube paraguaio envolvido em um episódio de racismo contra os jogadores Luighi e Figueiredo, do Palmeiras, durante a disputa da Libertadores Sub-20.

A CBF considerou a punição aplicada ao clube paraguaio insuficiente e ineficaz, classificando-a como “inócua” e afirmando que desconsidera a reincidência de comportamentos discriminatórios por parte do Cerro Porteño. A federação brasileira também reforçou sua posição pioneira no combate ao racismo, lembrando que foi a primeira a adotar medidas severas, como a perda de pontos e punições esportivas, em casos de discriminação racial.

Tudo sobre Futebol em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Além disso, a CBF, que já havia proposto anteriormente mudanças no Estatuto e no Código Disciplinar da Conmebol em busca de sanções mais rígidas, reiterou, pela quarta vez, seu apelo para que as regras da entidade sul-americana sejam reformuladas. A confederação brasileira solicita que a Conmebol passe a adotar o Protocolo Antirracismo da FIFA, para garantir que os casos de racismo sejam tratados com mais seriedade e com punições mais severas.

Uma reunião para discutir medidas contra a discriminação racial está marcada para o dia 27 de março, e a CBF já confirmou sua presença. A entidade brasileira reforçou, por meio do ofício, a necessidade de a Conmebol adotar uma postura mais firme e eficaz no combate ao racismo dentro do futebol sul-americano, buscando erradicar esse tipo de comportamento das competições da região.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cbf Cerro Porteño Código Disciplinar combate ao racismo Conmebol Copa Libertadores discriminação no futebol ednaldo rodrigues estatuto da Conmebol Futebol Futebol Sul-Americano medidas contra racismo mudanças no código disciplinar ofício CBF Palmeiras protocolo antirracismo FIFA punição para racismo punições severas racismo em competições internacionais racismo no futebol Sul-Americana

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sede da CBF, no Rio de Janeiro
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Sede da CBF, no Rio de Janeiro
Play

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube; veja vídeo

Sede da CBF, no Rio de Janeiro
Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Sede da CBF, no Rio de Janeiro
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

x