TRAGÉDIA
Entenda por que Colo-Colo x Fortaleza foi cancelado na Libertadores
Partida foi interrompida após confusão e morte de torcedores chilenos
Por Redação

A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores, terminou de forma trágica e caótica na noite da última quinta-feira, 10, no Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. O jogo, que estava empatado em 0 a 0, foi interrompido por uma invasão de campo no segundo tempo, motivada por uma grave confusão ocorrida antes da bola rolar.
Segundo informações da imprensa chilena, especialmente do jornal La Tercera, a revolta da torcida foi consequência da morte de dois torcedores do Colo-Colo atropelados pela polícia nos arredores do estádio. As vítimas seriam uma adolescente de 18 anos e uma criança de 13.
Um dos jovens faleceu no local do incidente e o outro morreu em uma clínica próxima. Outros feridos também foram encaminhados a centros médicos. A Conmebol lamentou as mortes por meio de nota publicada em seu perfil no X (antigo Twitter).
La CONMEBOL lamenta profundamente el fallecimiento de dos hinchas en las inmediaciones del Estadio Monumental antes del inicio del partido entre Colo Colo y Fortaleza Esporte Clube.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) April 11, 2025
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a sus familias y seres queridos.
Acompañamos en…
Já durante o segundo tempo da partida, por volta dos 24 minutos, torcedores da equipe chilena quebraram barreiras de segurança e invadiram o gramado. Alguns carregavam objetos, enquanto outros tiraram fotos com jogadores do Colo-Colo. O atacante Deyverson, que estava no banco de reservas, alertou a arbitragem sobre objetos sendo arremessados no campo.
Leia Também:
A situação se agravou rapidamente. Atletas do time mandante tentaram conter os invasores, enquanto os jogadores do Fortaleza correram em direção ao túnel dos vestiários.
Veja:
Momento que os jogadores do Fortaleza correm desesperadamente para o vestiário após a invasão da torcida do Colo-Colo.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) April 11, 2025
Torcedores estão revoltados pela morte de 2 jovens da organizada do Colo-Colo que foram mortos por policiais na entrada do estádio. pic.twitter.com/4sDnjC39UA
Em nota oficial, o clube cearense garantiu que todos os membros da delegação estavam em segurança e que prestava apoio aos seus torcedores presentes no estádio.
Durante mais de uma hora, dirigentes da Conmebol tentaram negociar a retomada da partida, mas sem sucesso. O CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, afirmou em vídeo divulgado pelo clube que o jogo não reunia mais condições mínimas de segurança para continuar.
Diante disso, a Conmebol oficializou o cancelamento da partida. Em comunicado, a entidade explicou que a decisão foi tomada "pela falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais". A nota ainda enfatiza que "todos os processos estabelecidos no manual de clubes foram seguidos" e que o caso será analisado pela comissão disciplinar, que decidirá os próximos passos.
A delegação do Fortaleza embarcou de volta ao Brasil na tarde desta sexta-feira, 11, em voo fretado rumo a Fortaleza.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes