Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CAMINHADA DA PAZ

Grupo de amigos celebra 44 anos com caminhada até a Igreja do Bonfim

Caminhada da Paz acontece neste sábado, 13; concentração e saída no Vale dos Rios

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

12/12/2025 - 18:40 h
Caminhada acontece desde 1981
Caminhada acontece desde 1981 -

Há exatos 44 anos, no dia 5 de dezembro de 1981, os amigos Nilton Alves de Sant’Anna, Zenildo, Aniston e Manoel fundaram o Grupo de Caminhadas Sol Nascente, com o objetivo de unir a paixão pelo esporte à confraternização. E para celebrar a data, a resistência física e a disposição desses senhores e senhoras, com idades entre 40 e 85 anos, neste sábado, 13, será realizada mais uma edição da tradicional Caminhada da Paz até a Igreja do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa.

O grupo começou com pequenas caminhadas de 1 a 2 quilômetros pelo Vale dos Rios, mas logo ganhou destaque em corridas de longa distância, chegando a percorrer 10, 21 e até 42 km, participando de competições nacionais e internacionais, inclusive nos Estados Unidos. Apoiado pela Associação de Veteranos de Atletismo da Bahia (AVAB), pelo Banco do Estado da Bahia (BESA) e pelo Exército, o Sol Nascente transformou-se em referência no atletismo baiano.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Amigos se reúnem semanalmente para caminhar
Amigos se reúnem semanalmente para caminhar | Foto: Arquivo pessoal

“Nossa caminhada, que no início era corrida, foi fundada em 1981 pelo amigo Zenildo e outros amigos com o intuito de confraternizar. Com o passar dos anos, o grupo foi aumentando e formando uma grande família abençoada. Para mim, a importância desse grupo é reunir os amigos, para um bate-papo maravilhoso e um dia de muita alegria”, afirma Eustáquio Bastos, um dos fundadores do Grupo Sol Nascente.

Uma grande família
Uma grande família | Foto: Arquivo pessoal

“A importância do grupo sempre foi reunir amigos e compartilhar bons momentos. Nossas caminhadas mensais nos permitem renovar energias, conversar, rir e fortalecer laços. A de dezembro, até o Bonfim, é a maior e mais significativa de todas”, afirma Bruna Vasconcelos, secretária do grupo.

Já são 44 anos de união
Já são 44 anos de união | Foto: Arquivo pessoal

O percurso da caminhada começa no Vale dos Rios, às 6h, passa pela Avenida Luiz Viana Filho - a Paralela -, a Avenida Luiz Eduardo Magalhães, Largo do Tanque, Largo de Roma e finaliza na Basílica do Senhor do Bonfim. Entre histórias, risos e esforço físico, os participantes reforçam o lema do grupo: “Nunca desista de correr, apesar das dores, pois é sinal de que estamos vivos”, lembra Nilton Alves.

Leia Também:

Ao longo dessas mais de quatro décadas, o Sol Nascente consolidou-se não apenas como um grupo esportivo, mas como uma verdadeira família, mantendo viva a chama da amizade, da fé e do espírito de superação. Nesta caminhada especial, o grupo celebra não apenas os 44 anos de história, mas a força de uma tradição construída passo a passo, quilômetro a quilômetro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Amizade Aniston atletismo baiano AVAB BESA caminhada 2025 Caminhada da Paz caminhada em Salvador caminhada histórica corrida de longa distância Grupo Sol Nascente Manoel Nilton Alves de Sant’Anna Salvador Senhor do Bonfim superação Tradição Vale dos Rios Zenildo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Caminhada acontece desde 1981
Play

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube; veja vídeo

Caminhada acontece desde 1981
Play

Briga com o Flamengo e multa de R$ 193 milhões: Bahia busca novo goleiro

Caminhada acontece desde 1981
Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Caminhada acontece desde 1981
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

x