ANTI-RACISMO
Inspirado por Vini Jr, La Liga adota movimento antirracista nos jogos
Partidas poderão ser suspensas em caso de injúria racial envolvendo torcedores ou jogadores
Por Da Redação
Incentivado pelo brasileiro Vinicius Jr, o Campeonato Espanhol, em conjunto com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), adotará o gesto 'Não ao Racismo', que permite a suspensão de partidas em caso de gestos ou falas racistas. O movimento foi aprovado por unanimidade no Congresso da FIFA em Bangkok, visando diminuir os casos que ocorreram na última temporada da La Liga.
O gesto poderá ser usado em todo e qualquer jogo organizado pelas entidades, caso presencie um comportamento racista, informado sobre a ocorrência por um jogador ou pelo Coordenador de Segurança das forças de segurança presentes no estádio.
Leia mais:
>>Rayssa Leal avança em 2° no Mundial de skate; Pâmela segue na disputa
>>Bahia x Flamengo: saiba porque jogo decisivo será em horário incomum
>>Tricampeão paralímpico, Gabrielzinho é ovacionado em universidade
O protocolo de ação contra o racismo, a xenofobia e a intolerância no futebol está em vigor desde 2005, sendo agora reforçado com a introdução do gesto que tem como foco específico o combate ao comportamento racista. Essa medida representa um avanço na luta contra o racismo, englobando desde regulamentações e punições até iniciativas de conscientização e educação para enfrentar todas as formas de discriminação.
No mês de junho, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão após gestos racistas direcionados ao jogador brasileiro. Em maio de 2023, estádio Mestalla, Vinícius foi agredido verbalmente, sendo chamado de "mono" (macaco, em espanhol). O caso foi repercutido por todo o mundo, gerando uma onda de mobilização a favor do brasileiro.
Desde então, Vini se tornou o grande nome da luta antirracista no futebol, sendo acompanhado por outros atletas do Real Madrid e de outros clubes ao redor do mundo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes