Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Kirsty Coventry é a primeira mulher eleita presidente do COI

Além disso, a ex-nadadora campeã olímpica é a primeira pessoa africana atingir este cargo no Comitê Olímpico Internacional

Por Redação

20/03/2025 - 15:32 h
Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry
Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry -

Kirsty Coventry é a mais nova presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Durante eleição realizada nesta quinta-feira, 20, em Pilos, na Grécia, foi votado pela maioria dos membros da entidade para que a ex-nadadora do Zimbábue fosse eleita como a substituta do alemão Thomas Bach.

Leia Também:

A campeã olímpica será a 10ª pessoa a assumir a presidência do COI sendo a primeira mulher a ocupar tal cargo. Além disso, Coventry será a primeira pessoa da África a assumir o cargo mais alto do comitê. Seu mandato terá duração de oito anos, ou, dois ciclos olímpicos.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A jovem que começou a nadar no Zimbabué há tantos anos nunca poderia ter sonhado com este momento. Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira da África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas. Os tetos de vidro foram destruídos hoje, e estou plenamente consciente das minhas responsabilidades como modelo. O esporte tem um poder inigualável de unir, inspirar e criar oportunidades para todos, e estou comprometida em garantir que aproveitemos esse poder ao máximo. Junto com toda a família olímpica, incluindo nossos atletas, fãs e patrocinadores, construiremos sobre nossas bases fortes, abraçaremos a inovação e defenderemos os valores de amizade, excelência e respeito. O futuro do Movimento Olímpico é brilhante, e mal posso esperar para começar!” disse Coventry em seu discurso de posse.

Desde quando foi criado, em 1894, o COI teve somente presidentes homens, europeus ou norte-americanos. Kirsty veio para ser a quebra desta sequência. O alemão, Thomas Bach, atual presidente, apoiou a eleição de Kirsty está no cargo desde 2013 e vai terminar seu mandato em 23 de junho, quando a presidência será transferida.

Os outros candidatos foram Feisal Al Hussein (Jordânia), David Lappartient (França), Johan Eliasch (Suécia), Juan Antonio Samaranch (Espanha), Sebastian Coe (Reino Unido) e Morinari Watanabe (Japão). Coventry recebeu os exatos 49 votos que precisava para vencer no primeiro turno. O segundo colocado foi Samaranch com 28 votos.

A sucessora de Bach terá de lidar com a instabilidade do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, que irá sediar os próximos Jogos Olímpicos em Los Angeles, em 2028. Além disso, outras questões que deverá arcar é a elegibilidade de atletas transgênero e a reintegração da Rússia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Africa comité olímpico internacional esporte olímpico Kirsty Coventry mulher Olim olimpiadas presidente

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry
Play

Salatiel: de carrasco a esperança do América-RN na Série D 2025

Primeira mulher eleita presidente do COI, Kirsty Coventry
Play

Ex-jogador do Santos dá voadora em suposto ladrão; assista vídeo

x