Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BASE FORTE

Messi, Neymar e Iniesta juntos no Ceará? Entenda

Pais apaixonados batizaram os filhos em homenagem aos ídolos

Redação

Por Redação

14/10/2025 - 7:22 h
rio de craques deu nome aos garotos
rio de craques deu nome aos garotos -

Quem diria ver Messi, Neymar e Iniesta atuando lado a lado — e vestindo a camisa do Ceará? Pois essa é a curiosa realidade das divisões de base do Vozão. Inspirados nos ídolos que encantaram o mundo, pais apaixonados por futebol decidiram eternizar a admiração batizando seus filhos com os nomes das lendas.

Imagem ilustrativa da imagem Messi, Neymar e Iniesta juntos no Ceará? Entenda
| Foto: Reprodução / X (Twitter)

Mas o que começou como homenagem virou sonho real. Hoje, os garotos “xarás” dos craques brilham nas categorias de base do clube, chamando atenção pela maturidade, pela leitura de jogo e pela qualidade técnica.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Como o Ceará encontrou seus “craques”

Sérgio Mesquita, observador técnico do Ceará, foi quem descobriu dois desses talentos: Iniesta e Messi. Já Neymar foi identificado por João Marcos, ex-jogador e atual observador técnico do sub-15.

“O processo foi natural. Sou observador técnico do clube (Ceará) e viajo pelo Brasil realizando avaliações. O Iniesta eu conheci em Juazeiro do Norte. Fui fazer uma avaliação, detectei qualidades nele como volante e, mesmo sem saber o nome dele, fiz a pontuação e o trouxe para uma segunda avaliação. Felizmente, ele foi aprovado e hoje faz parte das nossas categorias de base”, relatou Sérgio ao ge.

Ele também revelou como conheceu o “Messi” cearense: “O caso do Messi foi em uma viagem bem rápida que precisei fazer a São Ludgero, no interior de Santa Catarina. Meu gerente, Hudson, me direcionou até lá, e eu fui. Assisti a um jogo do São José, de Porto Alegre, e um garoto me chamou atenção. Vi muita qualidade na parte tática, técnica, no entendimento do jogo e também na parte física. Coincidentemente, eu estava sentado ao lado da mãe dele; perguntei e ela confirmou que era mãe do menino, que se chamava Messi, eu nem sabia”, completou.

Leia Também:

Pais que transformaram paixão em nome e sonho

Se os jovens Messi e Neymar só viram os originais pela televisão, seus pais cresceram admirando os craques em campo. Movidos pela paixão e por histórias pessoais ligadas ao futebol, decidiram levar a homenagem para o registro de nascimento.

Lisiane Maier, mãe de Lionel Messi, conta que a escolha veio de forma natural. “Quando eu estava grávida, estava jogando bola. Não sabia. Três meses de barriga. Quando descobri, já veio de cara: Lionel Messi. E colocamos. Mas nunca imaginávamos que ele também ia gostar do futebol, que ia gostar do mesmo esporte do Lionel Messi original. E hoje estamos aqui (no Ceará), na luta para realizar o sonho dele, mas isso só depende dele querer. O sonho não é meu e nem do pai, é do Messi”, disse.

Já o pai de Neymar, Gilson Freitas, teve mais trabalho para convencer a família — e até o cartório — sobre sua escolha.

“Eu queria um nome diferente. Queria colocar o nome 'Loco Abreu', que na época ainda estava no auge, lá no Botafogo, artilheiro, fazendo gol… mas a família não deixou. Acharam uma loucura, mas eu queria o nome de um jogador. Depois de uma busca incansável, eu estava em casa, sentado, assistindo à semifinal Santos x Grêmio, na Copa do Brasil. Na época, o Neymar estava em ascensão, mas eu não sabia que o Neymar ia ser o que é hoje. E aí eu pensei: 'Vou colocar o nome Neymar. Um nome diferente. Quase ninguém tem', não tinha esse nome”, contou.

Sonhos que movem famílias

Mais do que nomes famosos, os três jovens carregam histórias de sacrifício e esperança. Iniesta deixou Juazeiro do Norte para tentar a sorte em Fortaleza. Messi e Neymar também tiveram pais e mães que abriram mão de tudo para acompanhá-los.

Lisiane, mãe de Messi, largou o Rio Grande do Sul e hoje trabalha como doméstica para sustentar o sonho do filho. Alan, pai de Iniesta, deixou o emprego no interior, e Gilson abandonou o trabalho em um consultório odontológico no Maranhão.

“É um sonho e uma carreira que eu almejo. Porque é um caminho que eu posso mudar a minha realidade e a realidade da minha família. Além disso, é um sonho também do meu pai, que abandonou tudo o que ele fazia lá no Maranhão para me acompanhar. E o mais difícil não é entrar em uma base e se manter dentro dela. A gente tem que mostrar que sabe cada vez mais, a cada dia que passa”, compartilhou Neymar Cunha.

O futuro do trio

Enquanto os originais Messi, Neymar e Iniesta marcaram época no futebol mundial, suas versões cearenses seguem o mesmo caminho — com os pés no chão e os olhos voltados para o futuro. Entre treinos, sonhos e muito aprendizado, o trio tenta agora escrever sua própria história no Vozão.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ceará Iniesta messi neymar

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
rio de craques deu nome aos garotos
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

rio de craques deu nome aos garotos
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

rio de craques deu nome aos garotos
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

rio de craques deu nome aos garotos
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x