COPA 2026
Mudança de sede: Fifa pode tirar jogos da Copa do Mundo dos EUA
Alteração pode ser formalizadas nos próximos meses
Por Daniel Genonadio

A menos de um ano da Copa do Mundo de 2026. a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) considera seriamente fazer uma mudança importante em relação às sedes dos jogos da competição. A entidade pode transferir parte dos jogos marcados que estão marcados nos Estados Unidos para o Canadá.
A Copa do Mundo de 2026 tem como sede Estados Unidos, Canadá e México, com o país comandado por Donald Trump sediando os jogos das fases mata-mata. A competição acontecerá entre os meses de junho e julho.
Motivação
O motivo da Fifa considerar a transferência de jogos para o Canadá está nas dificuldades impostas pelas políticas de imigração americanas impactam diretamente torcedores, jornalistas e equipes.
Atualmente, o tempo de espera médio para conseguir um visto dos Estados Unidos é de 300 dias. A Fifa considera esse período um obstáculo significativo para a logística do evento e os conselhos da entidade entendem que a situação pode inviabilizar a presença de muitos torcedores.
Por outro lado, o Canadá conta com políticas de visto mais acessíveis e longo histórico de sediar eventos internacionais. Assim, seria uma opção lógica para facilitar a presença de torcedores e delegações internacionais.
Leia Também:
Como exemplo, neste ano, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano, um dos melhores do mundo no esporte, teve seu visto negado e não conseguiu participar de um torneio nos Estados Unidos. Problemas com o visto também aconteceram com atletas que disputaram a Copa do Mundo de Clubes, em junho.
Desafios
Apesar do interesse da Fifa, uma mudança a 1 ano da Copa do Mundo não é assim tão simples. Isso porque a decisão não envolve apenas mudar os estádios que irão receber jogos, mas toda a infraestrutura que acompanha o evento, como acomodações e instalações para transmissão.
Apesar disso, o Canadá conta com histórico de receber eventos internacionais e tem uma já testada infraestrutura.
Por outro lado, os Estados Unidos prometem prometem acelerar os processos de visto, utilizando tecnologia de inteligência artificial para reduzir os prazos. A situação é monitorada e a Fifa quer tomar uma decisão rapídamente.
Por outro lado, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, minimiza publicamente os impactos da “crise dos vistos”. Ele reafirma a confiança na capacidade dos EUA de sediar a Copa conforme o planejado, garantindo que a organização segue dentro do cronograma previsto.

Jogos
A Copa do Mundo de 2026 terá um formato inédito, com 48 seleções participantes e não mais as tradicionais 32. As equipes serão divididas em doze grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os oito melhores terceiros, se classificarão para as oitavas de final.
Por causa da maior quantidade de seleções participantes, 16 estádios foram escolhidos para sediar os jogos, o maior número desde Coreia/Japão 2002. Ao todo, serão 104 jogos na competição.
Dos 16 estádios da Copa do Mundo, apenas 2 são no Canadá (nas cidades de Vancouver e Toronto) e 3 no México (Cidade do México, Monterrey e Guadalajar). As outras 11 sedes são nos Estados Unidos (Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas, Dallas, Houston, Atlanta, Miami, Filadélfia, Nova Iorque e Boston).
A fase de grupos terá 72 jogos, em todas as sedes, e acontecerá entre 11 e 27 de junho. A primeira parte do mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, em 14 cidades. As oitavas de final ocorrerão em oito estádios, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, a Copa do Mundo terá partidas apenas nos Estados Unidos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes