Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PONTAPÉ INICIAL!

"Novos desafios" não tiram força do Baianão, diz presidente da FBF

Evento de lançamento do Campeonato Baiano 2026 aconteceu nesta quarta-feira, 17

Lucas Vilas Boas e Marina Branco

Por Lucas Vilas Boas e Marina Branco

17/12/2025 - 18:22 h | Atualizada em 17/12/2025 - 18:58
Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol
Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol -

A bola ainda não rolou, mas o Campeonato Baiano 2026 deu seu pontapé inicial na tarde desta quarta-feira, 17, no evento de lançamento da competição, que aconteceu no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador. Presidente da Federação Baiana de Futebol (CBF), Ricardo Lima projetou uma "forte" edição, mesmo com os novos desafios oriundos do novo calendário da próxima temporada.

Em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, o dirigente também negou a existência de um "desprestígio" em relação à Copa do Nordeste, que, mesmo sem a participação do Bahia de acordo com as novas regras da CBF, vai seguir "muito forte" em 2026 com Vitória e Juazeirense como os representantes baianos.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"As expectativas são as melhores possíveis. Estamos com um novo formato de competição, são 49 partidas, 11 rodadas e a gente espera entregar ao torcedor baiano um grande torneio. Esse ano temos um desafio muito grande, onde o Campeonato Baiano vai concorrer com o Campeonato Brasileiro, o Baiano já inicia dia dez e o Brasileiro dia 28, e vamos tentar validar para que os clubes e torcedores aprovem. Aquilo que tiver que ser melhorado, pode ter certeza que em 2027 será corrigido, e o Baianão seguirá forte", disse Ricardo Lima.

Leia Também:

"O calendário é muito espremido, esse ano foi preciso diminuir algumas datas, principalmente por conta da Copa do Mundo que acontece em junho, e por isso aqueles clubes que participam de competições sul-americanas não podem disputar competições regionais, como foi o caso do Bahia. Mas não tem nenhum desprestígio à Copa do Nordeste, ela seguirá muito forte. O Esporte Clube Vitória estará jogando, assim como a Juazeirense. Vamos torcer para que ambas as competições sejam prestigiadas", completou sobre a Copa do Nordeste.

O Campeonato Baiano 2026 será ainda mais especial para Bahia de Feira e Galícia, dois clubes tradicionais que retornaram à elite do futebol baiano após disputarem a Série B em 2025. Sobre estas equipes, Ricardo Lima diz esperar "jogos brilhantes" no torneio.

Evento de lançamento do Campeonato Baiano 2026
Evento de lançamento do Campeonato Baiano 2026 | Foto: Marina Branco I Ag. A TARDE

"São clubes tradicionais do futebol baiano, o Bahia de Feira já vinha com um trabalho muito bem consolidado e infelizmente caiu, mas automaticamente já retornou à Série A. O Galícia, um clube muito tradicional da nossa cidade, vem buscando a anos estar na elite e a gente espera que possa fazer jogos brilhantes", completou.

Com o Bahia como atual campeão, o Baianão vai contar com a participação dos outros nove clubes: Atlético de Alagoinhas, Barcelona, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Campeonato Baiano 2026 fbf ricardo lima

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol
Play

Ex-UFC baiano desaparece após mergulho em rio

Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol
Play

Ele fica! Bahia anuncia renovação de contrato de Everton Ribeiro

Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol
Play

Cadeiras arremessadas: caos marca estreia de turnê de Messi na Índia

Ricardo Lima, presidente da Federação Baiana de Futebol
Play

Torcedores incendeiam estádio após rebaixamento de clube; veja vídeo

x