ODIADOS
Os árbitros mais rejeitados pelos torcedores no Brasil; veja a lista
Torcedores aprovam VAR, mas seguem insatisfeitos com os árbitros

Por Marina Branco

A arbitragem tem sido tema recorrente no futebol brasileiro ao longo da temporada. Com uma personalização cada vez maior dos árbitros e um retrato preocupante da imagem desses profissionais entre torcedores, nem a confiança no VAR tem sido capaz de impedir a queda da fé na arbitragem.
O levantamento da AtlasIntel em parceria com o Globo Esporte, realizado entre 6 e 10 de outubro de 2025, ouviu 1.618 torcedores de todas as regiões do país e mostrou que 77% consideram a arbitragem "nada" ou "pouco confiável".
Dentro disso, existem, é claro, os juízes com "maior imagem negativa", seja pelas decisões que tomam, seja por caírem (ou não) nas graças do público. O levantamento, que avaliou a imagem e a percepção de acertos de 30 árbitros do quadro da CBF, colocou Ramon Abatti Abel no topo da lista de rejeição, enquanto Anderson Daronco e Edina Alves Batista lideram os índices de imagem positiva.
Leia Também:
Rejeição em Números
Os dados da pesquisa indicam que a imagem da maioria dos árbitros é majoritariamente neutra ou negativa, e a percepção de erros é alta. Dentre os mais votados como tendo uma "imagem negativa", estão:
1. Ramon Abatti Abel: 38%
2. Wilton Pereira Sampaio: 27%
3. Anderson Daronco: 25%
4. Raphael Claus: 24%
5. Marcelo de Lima Henrique: 23%

Vale ressaltar que Daronco divide opiniões - ao mesmo tempo em que é o terceiro com pior imagem, é o primeiro com melhor imagem, tendo recebido 31% dos votos positivos da pesquisa.
Quando a análise se aprofunda na percepção de acertos, a rejeição é ainda mais alarmante. A categoria "Erra sempre" é a mais alta para 15 dos 30 árbitros avaliados, com destaque para Ramon Abatti Abel, que atinge o pico de desaprovação.
1. Ramon Abatti Abel: 56%
2. Flávio Rodrigues de Souza: 37%
3. Matheus Delgado Candançan: 35%
4. Wilton Pereira Sampaio: 35%
5. Raphael Claus: 34%

Os mais queridos
Na contramão da rejeição geral, poucos árbitros conseguiram se destacar positivamente. Anderson Daronco lidera a imagem positiva (31%), seguido por Edina Alves Batista (25%) e Raphael Claus (24%).
No quesito desempenho, Edina Alves Batista e Daronco também estão no topo. Eles são os únicos a registrarem uma variação positiva expressiva na percepção de acertos ("Acerta sempre" + "Acerta com frequência") em comparação com a média geral do grupo:
1. Anderson Daronco: 33%
2. Edina Alves Batista: 31%
3. Bráulio da Silva Machado: 18%
Desconhecimento e Baixa Aprovação
Um ponto que chama a atenção é o alto índice de desconhecimento de grande parte dos profissionais. Árbitros como Afro Rocha de Carvalho Filho (70% de "Não conheço") e João Vitor Gobi (65% de "Não conheço") são majoritariamente desconhecidos do público.
O gráfico de imagem geral mostra que apenas quatro dos 30 árbitros conseguiram ter a imagem positiva como a categoria majoritária sobre a negativa: Anderson Daronco, Edina Alves Batista, Raphael Claus e Bráulio da Silva Machado.
Os dados reforçam a crise de confiança na arbitragem brasileira, onde a maioria dos profissionais é percebida como pouco competente ou desconhecida, e mesmo aqueles com alguma aprovação ainda enfrentam forte rejeição.
Assim, a aprovação pelo VAR pode até crescer - mas é inegável que a rejeição dos árbitros continua subindo, preocupando a relação entre apito e arquibancada.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes