Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

VEJA QUEM SÃO OS ÁRBITROS

Questionada, arbitragem brasileira concorre a melhor do mundo

Raphael Claus, Wilton Pereira Sampaio e Edina Alves foram indicados a melhor árbitro

Marina Branco

Por Marina Branco

28/10/2025 - 17:14 h
Arbitragem da Fifa
Arbitragem da Fifa -

Em meio à chuva de críticas que vem afetando a arbitragem brasileira em 2025, o mundo decidiu discordar - três árbitros brasileiros estão na disputa pelo prêmio de melhor árbitro do mundo na temporada, concedido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

Na lista dos melhores do planeta, os representantes do Brasil são Raphael Claus, Wilton Pereira Sampaio e Edina Alves, todos com certificação da Fifa. O resultado será anunciado no dia 10 de dezembro.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Claus e Wilton, que atuaram na Copa do Mundo de 2022, no Catar, estão pré-convocados para o Mundial de 2026. Já Edina Alves é destaque histórico na arbitragem brasileira, ficando marcada como a mulher que mais apitou partidas do Brasileirão e acumulando passagens pela Copa do Mundo Feminina e pelos Jogos Olímpicos.

Leia Também:

O que o Brasil pensa?

Um levantamento da AtlasIntel feito em parceria com o Globo Esporte e realizado entre 6 e 10 de outubro de 2025 ouviu 1.618 torcedores de todas as regiões do país e mostrou que 77% deles consideram a arbitragem "nada" ou "pouco confiável".

Dentro disso, existem, é claro, os juízes com imagens mais e menos negativas, seja pelas decisões que tomam, seja por caírem (ou não) nas graças do público. O levantamento, que avaliou a imagem e a percepção de acertos de 30 árbitros do quadro da CBF, colocou Ramon Abatti Abel no topo da lista de rejeição, enquanto Anderson Daronco e Edina Alves Batista, indicada ao prêmio, lideram os índices de imagem positiva.

Dois indicados entre os árbitros mais odiados pela torcida

Os dados da pesquisa indicam que a imagem da maioria dos árbitros é majoritariamente neutra ou negativa, e a percepção de erros é alta. Dentre os mais votados como tendo uma "imagem negativa", aparece o indicado Wilton Pereira Sampaio, apontado como o segundo mais rejeitado com 27%, atrás apenas de Ramon Abatti Abel com 38%.

Logo após, aparece Anderson Daronco com 25%, seguido pelo também indicado Raphael Claus, com 24%. Assim, dois dos indicados estão entre os quatro árbitros com as piores imagens de acordo com a torcida brasileira.

Wilton Pereira Sampaio
Wilton Pereira Sampaio | Foto: Reprodução I X

Os dois aparecem ainda na categoria "Erra sempre", com Wilton aparecendo em quarto lugar, com 35% de desaprovação, e Claus em quinto, com 34%. Dos indicados, só Edina se destaca positivamente, sendo a segunda com a imagem mais positiva (25%), atrás apenas de Anderson Daronco (31%).

No entanto, Claus chama atenção pela ambiguidade - o árbitro, presente em ambos os Top 5 negativos, aparece em terceiro lugar no ranking de imagem positiva, com 24% dos votos.

Raphael Claus
Raphael Claus | Foto: Reprodução I X

Indicada querida pelos torcedores

No quesito desempenho, Edina Alves Batista também aparece no topo, sendo a profissional com maior variação positiva expressiva na percepção de acertos ("Acerta sempre" + "Acerta com frequência") em comparação com a média geral do grupo.

O gráfico de imagem geral mostra que apenas quatro dos 30 árbitros conseguiram ter a imagem positiva como a categoria majoritária sobre a negativa: Anderson Daronco, Edina Alves Batista, Raphael Claus e Bráulio da Silva Machado.

Edina Alves
Edina Alves | Foto: Reprodução I X

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

arbitragem cbf FIFA

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Arbitragem da Fifa
Play

Briga com o Flamengo e multa de R$ 193 milhões: Bahia busca novo goleiro

Arbitragem da Fifa
Play

Novo manto: Vitória apresenta camisa especial de Réveillon

Arbitragem da Fifa
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

Arbitragem da Fifa
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

x