Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES

NÃO USOU O ESQUERDO

Romário já evitou pé esquerdo em comercial da Havaianas; relembre

O ex-jogador "comprou" um par de chinelos, usou o pé direito e enviou o esquerdo para o rival Maradona

Marina Branco
Por
| Atualizada em
Comercial da Havaianas
Comercial da Havaianas - Foto: Havaianas

A campanha de Ano Novo da Havaianas, estrelada por Fernanda Torres, movimentou muito as redes sociais desde que foi lançada. O vídeo, que brinca com a expressão popular "começar o ano com o pé direito", foi interpretado como uma mensagem de cunho ideológico, leitura que motivou críticas públicas e até pedidos de boicote à marca.

No comercial, Fernanda Torres afirma que não deseja que o público comece 2026 "com o pé direito", mas sim "com os dois pés", de forma que não precise contar com a sorte como diz o ditado.

Tudo sobre Esportes em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.
Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Fernanda Torres (@oficialfernandatorres)

Leia Também:

DE SAÍDA

Fora dos planos, meio-campista é emprestado para clube da Série B
Fora dos planos, meio-campista é emprestado para clube da Série B imagem

QUER IR PRA COPA!

Brasileiro assina com o Lyon até Copa do Mundo para conseguir destaque
Brasileiro assina com o Lyon até Copa do Mundo para conseguir destaque imagem

ESPORTES

Atacante do City tem grande ligação com paraíso baiano; entenda
Atacante do City tem grande ligação com paraíso baiano; entenda imagem


A fala foi vista por setores conservadores como uma provocação direcionada, em tom de indireta política, e gerou incômodos diversos. No entanto,
não é a primeira vez que as Havaianas brincam com esse trocadilho, já tendo usado a expressão para outro comercial há mais de dez anos.

Romário no comercial da Havaianas
Romário no comercial da Havaianas - Foto: Havaianas

O pé direito de Romário em 2014

Em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, a Havaianas fez um comercial protagonizado pelo ex-jogador e campeão do mundo com a Seleção Brasileira Romário, levado pelo slogan "o pé direito é nosso".

Na peça, o "Baixinho" aparece calçando apenas o pé direito do chinelo, e diz ter enviado o pé esquerdo para Diego Maradona, ídolo da Argentina, maior rival do Brasil no futebol.

O anúncio segue a mesma lógica simbólica de brincar com o "pé direito", expressão culturalmente associada à sorte. Além disso, fazia uma piada com o fato de que Maradona era canhoto, enquanto Romário era destro.

Na época, a propaganda não gerou qualquer tipo de reação política ou acusação de viés ideológico, apesar de ter um sentido parecido.

Queda de ações

A confusão atual, no entanto, vem impactando a empresa, que já perdeu com o burburinho. As ações da Alpargatas, dona da Havaianas, caíram 2,7% nesta segunda-feira, 22.

Isso significa uma perda de cerca de R$ 200 milhões em valor de mercado, de forma que a empresa está valendo em torno de R$ 7,3 bilhões na bolsa de valores brasileira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

ano novo Fernanda Torres Havaianas mercado financeiro polêmica publicidade Romário seleção brasileira

Relacionadas

Mais lidas